Projeto engaja líderes comunitários de Brusque com o Samae

Objetivo é ampliar o alcance do setor de Comunicação Social da autarquia municipal

4 de outubro de 2021

Projeto engaja líderes comunitários de Brusque com o Samae

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque iniciou, nas últimas duas semanas, um trabalho de engajamento com lideranças comunitárias e presidentes de associações de bairro.

O objetivo é estreitar os laços entre a autarquia e os representantes, melhorando a comunicação da companhia com os clientes na ponta. “Esse projeto é apenas um dos resultados práticos da viagem técnica que fizemos ao estado de São Paulo na primeira quinzena de setembro”, explica o coordenador de Comunicação Social do Samae Brusque, Wilson Schmidt Junior.

De acordo com o servidor, o case já é aplicado, atualmente, na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), maior empresa de tratamento de água e esgoto da América Latina. “Nós adaptamos este projeto de engajamento para a nossa realidade e já o colocamos em prática”, salienta.

O primeiro passo foi reunir as lideranças em um grupo de WhatsApp. Desta forma, todos os informes sobre obras, serviços ou paradas programadas passarão a ser encaminhados, também, para os representantes das comunidades onde as ações ocorrerem. A meta é que estes atores sirvam de multiplicadores das mensagens expedidas pelo Samae.

“Cada presidente de associação tem em seu WhatsApp uma série de contatos e grupos de pessoas do seu bairro de atuação. Isso faz com que a comunicação do Samae penetre de maneira mais eficaz nas comunidades”, finaliza Wilson.

O diretor-presidente do Samae Brusque, Luciano Camargo, afirma que, posteriormente, a meta é levar o Samae até os bairros, em reuniões periódicas com a presença da comunidade. “Este será um segundo momento deste projeto muito importante. Aproximar os líderes comunitários é, de certa forma, aproximar o cidadão”, frisa.

Como participar

Líderes comunitários, presidentes ou integrantes de associações de moradores interessados em participarem do projeto de engajamento do Samae podem solicitar o ingresso no grupo de WhatsApp pelo telefone 47 992861967 ou, então, pelas redes sociais da autarquia.