Projeto “Cuidado Farmacêutico” auxilia e orienta a problemas relacionados ao uso de medicamentos

Análise do programa da Secretaria de Saúde compara indicadores coletados durante as consultas

BRUSQUE

  18 de abril de 2023


Ouça o texto
Projeto “Cuidado Farmacêutico” auxilia e orienta a problemas relacionados ao uso de medicamentos

O Projeto Cuidado Farmacêutico, realizado pela Secretaria de Saúde de Brusque, faz parte das ações da Assistência Farmacêutica, e visa realizar um acompanhamento da terapia medicamentosa do paciente com a finalidade de melhorar a adesão do paciente ao tratamento, fazer com que ele entenda sua doença e mantenha o controle, para atingir suas metas terapêuticas.

O programa também trabalha para prevenir as complicações decorrentes do agravamento de determinada doença, auxiliar o paciente polimedicado, que por alguma razão tenha alguma dificuldade relacionada ao uso de medicamentos.

O atendimento é realizado em duas salas destinadas ao serviço de cuidados farmacêuticos, que ficam anexas à Farmácia Básica Central no prédio da Policlínica. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão aptas a encaminhar participantes ao serviço. Os farmacêuticos habilitados em farmácia clínica realizaram capacitação para o Cuidado Farmacêutico promovida pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF).

A análise do Cuidado Farmacêutico busca comparar os indicadores coletados na terceira consulta do paciente, a fim de caracterizar os impactos do serviço na saúde deste indivíduo. São coletadas informações como sexo, idade e escolaridade; problemas relacionados a medicamentos (PRMs), intervenções, parâmetros clínicos, melhoras; conhecimento sobre a prescrição (nome do medicamento prescrito; posologia; duração do tratamento e motivo do uso); quantidade de medicamentos dispensados e prescritos; entre outros.

“Constatamos já resultados promissores nos acompanhamentos dos participantes, contudo precisamos de no mínimo mais seis meses para ter uma percepção consistente das intervenções. Ao término das consultas no serviço os participantes ainda preencherão uma pesquisa de satisfação com o serviço e serão questionados se as intervenções melhoraram sua qualidade de vida. Parâmetros estes que contribuirão para a efetiva avaliação da qualidade do atendimento prestado e possivelmente impactarão em resultados positivos ao sistema de saúde”, destaca a farmacêutica, Tereza Cristina Busnardo.

Resultados apresentados

Constatou-se que os idosos são os que apresentam mais problemas relacionados ao uso de medicamentos. Contudo, na faixa etária acima dos 40 anos já percebe-se aumento da incidência de doenças. A maior parte do público contemplado no serviço tem apenas o ensino fundamental completo ou incompleto, o que pode dificultar a compreensão dos tratamentos.

Como dados preliminares, observa-se que até novembro de 2022, entre os pacientes que concluíram a terceira consulta, 47,5% alcançaram controle parcial dos parâmetros bioquímicos em questão e 15% atingiram a meta terapêutica. Dados estes promissores, pois aqui já se percebe os resultados da intervenção farmacêutica.

O Programa Cuidado Farmacêutico é uma das cinco ações que representaram o município de Brusque, no 8° Congresso das Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, que ocorreu entre os dias 11 e 13 de abril, nas cidades de Capivari Baixo e Tubarão. O trabalho foi apresentado dentro da 5ª Mostra Catarinense “Brasil, aqui tem SUS”.

Inscreva-se na newsletter.