Projeto Adote uma Bike: 19 bicicletas são oficialmente emprestadas a servidores

Este é um projeto piloto, e objetivo é que toda a comunidade possa ter acesso futuramente as bikes

23 de janeiro de 2023

Projeto Adote uma Bike: 19 bicicletas são oficialmente emprestadas a servidores

Total de 19 bicicletas do projeto Adote uma Bike foram oficialmente entregues na manhã desta segunda-feira (23), em ato na Praça Sesquicentenário, na presença dos servidores municipais contemplados e de autoridades da Fundema, Samae, Recursos Humanos e Secretaria de Trânsito. Esta é mais uma ação em parceria com o Distrito de Karlsruhe, na Alemanha, com o qual a Prefeitura de Brusque possui projetos desde 2015.

Entre os 19 servidores contemplados está Ariane Schwartzhaupt, do setor de Recursos Humanos. Empolgada, ela diz que, “vai me ajudar muito, pois vou poder utilizar a bicicleta para vir trabalhar, e aproveitar para deixar meu filho na escola também. Ele, como toda criança, adora andar de bike. E, fazendo exercício, vou ter ganho para minha saúde tanto física quanto mental, além de ajudar o meio ambiente”, analisa.

A superintendente da Fundação de Meio Ambiente (Fundema), Ana Helena Boos, comenta que “esse projeto contribui muito com o clima, pois reduz a quantidade de dióxido de carbono lançado pelos automóveis. Ajuda também com a saúde de cada servidor, já que ele poderá fazer atividade física”.

A ação, segundo Ana Boos, não deve parar por aí. “A partir da análise dessa fase inicial, desenvolvida junto aos servidores municipais, futuramente, pretendemos ampliar o projeto para que os munícipes também possam utilizar os equipamentos. Com mais bicicletas e mais estações, com certeza todos serão beneficiados e poderão contribuir com a mitigação climática”, finaliza.

ODS

O Projeto Adote uma Bike se encaixa em três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU)junto aos seus países signatários, sendo eles, nº ODS 3: Saúde e bem-estar; ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis e ODS 13: Ação contra a mudança global do clima.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Conheça o projeto

O Adote uma Bike tem como objetivo oferecer uma alternativa de transporte sem uso de combustíveis fósseis e assim minimizar o impacto em relação às mudanças climáticas e com intuito de promover a prática de exercícios, a Prefeitura de Brusque, em conjunto com a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), lança o projeto “Adote uma bicicleta”, destinado a servidores públicos. A ação piloto visa avaliar a funcionalidade do sistema, para possível aplicação no futuro a toda a população da cidade.

Assim sendo, nesta fase piloto, a Prefeitura disponibiliza 19 bicicletas, sendo 16 tradicionais e três elétricas, para os servidores interessados em realizar o seu deslocamento para o ambiente de trabalho pedalando. As inscrições foram feitas no ano passado, em novembro, e os contemplados, a partir de hoje, podem utilizar as bikes para os seus deslocamentos.

Os servidores ficam com as bicicletas por três meses, e após este período, novas inscrições poderão ser feitas para que outros servidores sejam contemplados nesta fase experimental do projeto, que, se aprovado, poderá ser estendido para contemplar toda a comunidade. Atualmente, Brusque conta com duas estações para as bikes, sendo uma em frente à Unifebe e outra na Praça Sesquicentenário.