Programa Saúde na Escola realiza formação on-line no Cedrinho

Parceria entre profissionais de Saúde e Educação leva informação sobre a Covid-19 e Dengue à famílias da Rede Pública de Ensino

BRUSQUE

  29 de abril de 2020


Ouça o texto
Programa Saúde na Escola realiza formação on-line no Cedrinho

Um vídeo produzido por profissionais da Unidade Básica de Saúde do bairro Cedrinho, em parceria com a Escola de Ensino Fundamental Padre Vendelino Wiemes, dentro do Programa Saúde na Escola, fez sucesso entre alunos, pais e professores e já ultrapassou os limites do bairro.

No material audiovisual, a cirurgiã dentista Elisa Temos de Souza explica de forma lúdica como utilizar corretamente a máscara para se proteger do Coronavírus. Na sequência, a articuladora do PSE e intérprete da “Mosquitão da Dengue”, Cátia Regina dos Santos Elias, fala sobre a doença e as maneiras de diminuir a proliferação do Aedes Aegypti.

“O Programa Saúde na Escola surgiu como uma política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e Educação, com objetivo de promover qualidade de vida aos estudantes por meio de ações, promoção e atenção à saúde. Com a iminência da situação do Coronavírus no Brasil foi preciso pensar em ações voltadas para a doença, mesmo não havendo aulas presenciais. O vídeo foi feito com muito carinho pela equipe de saúde do Cedrinho e acabou viralizando. Estamos muito felizes que nossos pequenos e suas famílias gostaram”, comemora a coordenadora do PSE, Patrícia Sophiatti.

Para a diretora da Escola Vendelino Wiemes, Rubia Maurizio Leite, o momento atual é desafiador e totalmente atípico devido a pandemia de Coronavírus. “Temos a incumbência de dar as aulas on-line para continuar promovendo a integração da escola, da família e da comunidade. Nesse momento em que todos estamos distantes, essa foi a forma que encontramos de mostrar que estamos juntos”, destaca.

De acordo com ela, a ideia do vídeo surgiu da necessidade de levar assuntos da área da saúde para as aulas a distância. “Recebemos a orientação da Secretaria de Educação para que as aulas sejam o mais próximo possível do que acontece dentro da escola. Nossa unidade tem uma parceria muito grande com a UBS do bairro. Semanalmente os profissionais nos ajudam e estão presentes na escola. Eu sabia que podia contar com eles nesse momento de aula on-line, para passar passar informações concretas de forma diferente”, ressalta a diretora.

A intérprete do “Mosquitão da Dengue” explica que as iniciativas devem continuar de maneira on-line, até o retorno das aulas presenciais. “Sou apaixonada por esse programa, porque interagimos e trabalhamos diretamente com os alunos nas escolas de forma presencial, nos momentos que julgamos necessários. Assim que veio o pedido da diretora conversando com a equipe e optamos pela produção do vídeo. A resposta foi muito positiva e já planejamos outras atividades on-line”, comenta.

E foi mesmo, tanto que já motivou os alunos a produzirem seus próprios vídeos de conscientização. Foi o que fez a estudante do quinto ano, Talita Pavesi do Prado (10 anos). “Usando máscara você e eu nos protegemos”, afirma.

Inscreva-se na newsletter.