Programa Saúde na Escola desenvolve ação na Escola João Hassmann

Diversos assuntos relacionados à saúde foram abordados nesta quarta-feira (29)

BRUSQUE

  29 de junho de 2022


Ouça o texto
Programa Saúde na Escola desenvolve ação na Escola João Hassmann

A quarta-feira (29) foi diferente para os estudantes da Escola Municipal João Hassmann, no bairro Guarani, isso porque as equipes do Programa Saúde na Escola (PSE) promoveram atividades de orientação sobre saúde para os alunos. O programa desenvolvido pela Secretaria de Saúde, tem por objetivo a prevenção, promoção e atenção à saúde, com o intuito de integrar as redes de educação e o Sistema Único de Saúde (SUS), mediante articulação das escolas públicas e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A agente comunitária de saúde (ACS), e articuladora do PSE da UBS do bairro Guarani, Shirleine da Cruz, explicou que um verdadeiro mutirão de conhecimento foi organizado no educandário. “São vários profissionais que se envolvem para ajudar no desenvolvimento do programa nas escolas. Aqui destacamos a importância da promoção e prevenção da saúde e contribuímos para a formação integral dos estudantes”.

No espaço, na quadra de esportes da escola, os alunos receberam informações sobre a dengue, Covid-19, alimentação saudável, cuidados com a higiene bucal, importância da atividade física, verificação da caderneta de vacinação, entre outros, de acordo com o que prevê o programa. A atividade ocorreu durante todo o dia e foi direcionada a todas as turmas do educandário.

De acordo com a diretora da escola, Sandra Regina Aguiar, cerca de 700 alunos participaram da ação. “São diversos segmentos pensando na promoção da saúde. Alunos saudáveis com certeza terão um melhor rendimento na escola. Saúde e educação devem ser parceiras sempre, essa ação já ocorre na nossa escola há algum tempo. Os alunos nesse dia fazem reflexões sobre os temas e também saem da sala de aula, eles podem ter oportunidade de outros profissionais falarem sobre o tema, isso também dinamiza e motiva o ensino”.

Cabe ressaltar que ações do PSE seguem durante o ano nas demais escolas do município.

Inscreva-se na newsletter.