Programa Primeiro Abraço é oficialmente lançado em Brusque

Ação amplia os cuidados e a atenção humanizada ao binômio mamãe e bebê

7 de maio de 2021

Programa Primeiro Abraço é oficialmente lançado em Brusque

A Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou oficialmente na tarde desta sexta-feira (07), o programa Primeiro Abraço. Desenvolvido como parte da Política Nacional da Rede Cegonha, ele visa assegurar à mulher e à criança, atenção humanizada e desenvolvimento saudável. O lançamento foi realizado no Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux – Hospital Azambuja, parceiro do programa.

Com o Programa Primeiro Abraço, a Secretaria de Saúde amplia o acesso aos serviços ofertados para a promoção da saúde materno-infantil e orienta a família sobre a importância do devido acompanhamento nos primeiros dias de vida do bebê, para prevenir, assim, a morbidade e a mortalidade neonatal. Assim como um abraço, a ação visa cercar a criança e a família de cuidados, acolhendo as principais demandas da gestação, do parto, do nascimento e do puerpério.

No ato de lançamento do Programa Primeiro Abraço, o Prefeito José Ari Vequi fez questão de destacar o foco da gestão municipal na união de forças e construção de parcerias com vistas na humanização das atividades. “Todo o cuidado, carinho e atenção que iniciam nas Unidades Básicas de Saúde, chegam ao hospital e depois retornam à Rede Pública municipal têm o propósito de oferecer a melhor qualidade de vida possível para as nossas famílias e essa é a nossa maior alegria”, reforçou Ari Vequi.

Para o vice-prefeito Gilmar Doerner, a união de esforços do poder público com o hospital e a iniciativa privada contribuem para a valorização da vida “e é motivo de grande felicidade”.

Já o secretário de Saúde, Dr. Osvaldo Quirino de Souza, enalteceu o caráter de acolhimento e de cidadania que o Programa Primeiro Abraço oferta à família brusquense usuária do Sistema Público de Saúde. Segundo ele, a função do Estado, representado pela Prefeitura, é acolher, cuidar, prover a gestante e o bebê, desde a gravidez ao parto e durante o período do puerpério. “O maior milagre que pode existir é a chegada de uma vida ao mundo e ela precisa ocorrer com segurança, dignidade e cidadania. Com essa união de esforços, provamos que é possível construir um mundo melhor a partir do Primeiro Abraço”, resumiu.

Instituição que realiza o maior número de partos na cidade, o Hospital Azambuja, na pessoa do diretor administrativo, Padre Nélio Roberto Schwanke, afirmou que é “uma grande alegria colaborar com a comunidade nesta ação tão importante de valorização da vida da mulher e do bebê”. O Hospital Azambuja registrou, apenas em 2020, 1.866 nascimentos. Em 2021, até o dia 30 de abril, 639 crianças haviam nascido na casa de saúde.

O Programa Primeiro Abraço

Com o Programa lançado oficialmente nesta sexta-feira, a atenção e o cuidado iniciam com o pré-natal de qualidade, ofertado em todas as unidades de saúde do município, onde a gestante é acompanhada e são realizados todos os exames necessários e preconizados pelo Ministério da Saúde. Na maternidade, um ambiente acolhedor e humanizado foi preparado para recepcionar a chegada do mais novo cidadão brusquense, já garantidas as doses das primeiras vacinas.

Ainda no hospital, a mãe recebe também a visita de uma profissional da Secretaria Municipal de Saúde, que apresenta o serviço de referência em aleitamento materno. E também, realiza os agendamentos dos atendimentos que devem acontecer no primeiro mês de vida do recém-nascido. Tudo para garantir que a família receba todo cuidado necessário no início desse novo ciclo.

E, para marcar o nascimento do novo morador de Brusque, a família é contemplada com uma bolsa de maternidade, garantida por meio de parceria da Prefeitura com um empresário da cidade, contendo um kit de higiene para o bebê, reforçando assim o cuidado com o mais novo cidadão.

Após a alta hospitalar, na primeira semana de vida do recém-nascido, a família tem o primeiro atendimento na Unidade Básica de Saúde do seu bairro. É quando são avaliadas as novas demandas da família e feitos os encaminhamentos conforme as necessidades, como a consulta com o pediatra e o agendamento do Teste da Linguinha, tão importante para prevenir o desmame precoce.

E a partir desse primeiro contato com a UBS, bebê e mamãe passam a ser acompanhados por toda equipe de saúde. É seguido o calendário municipal de consultas para monitoramento do crescimento e desenvolvimento saudável da criança, sem esquecer dos cuidados com a qualidade da saúde da mulher que se tornou mãe.