Programa para educação no trânsito, o Quiz, é regionalizado

O programa para educação no trânsito vai movimentar escolas de Brusque e Indaial

29 de junho de 2022

Programa para educação no trânsito, o Quiz, é regionalizado

O programa para educação no trânsito, o Quiz, vem ganhando mais força, agora a iniciativa vai ser regionalizada, em uma ação de parceria entre a cidade de Brusque e Indaial. O programa é realizado com os sextos anos nas escolas municipais de Brusque, 16 escolas, e Indaial será realizado em três escolas.

A diretora do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte de Indaial DEMUTTIN, Sheila Daiana Almeida, juntamente com o diretor da Escola Professora Ana Lúcia Hiendelmayer, Biafra Spindola Pereira, estiveram nesta terça-feira (28) em Brusque e fizeram a adesão ao program. Em Indaial as atividades vão ocorrer em quatro datas, ao final a escola vencedora daquele município realizará uma disputa com a escola vencedora de Brusque, final que acontecerá em novembro.

O agente de Trânsito Adriano Rocha explicou que o programa segue em diversos segmentos. “Além da educação para o trânsito, pois incentiva o hábito pela leitura, o programa colabora com senso de colaboração, trabalho em equipe e questões sociais, sendo a educação para o Trânsito é um dos pilares mais importantes para vencermos essa violência desenfreada que presenciamos nas vias públicas, essas crianças que recebem essa educação fazem parte do trânsito e por isso elas precisam entender os riscos para não serem vítimas no trânsito, finaliza.

Como funciona o quiz?
O jogo consiste em 22 perguntas sobre trânsito. Elas são divididas nas infrações em leves, médias, graves e gravíssimas.
Na primeira fase, são realizadas palestras nas escolas. Também acontece a distribuição de materiais didáticos com a temática de trânsito. Na segunda parte, os alunos são divididos em grupos e acontece o jogo de perguntas e respostas. O grupo vencedor vai para o terceiro nível onde é classificado o grupo que vai representar a escola. Nesta quarta e última fase as escolas competem entre si.

O programa
O programa Trânsito Quiz está na segunda edição. A primeira edição aconteceu em 2019, onde 11 escolas participaram contando com mais de 600 alunos. O público-alvo foram os sexto ano, desenvolvido em etapas: a primeira etapa foi em sala de aula, com palestras passadas aos alunos, e nas etapas a diante foram as competições, com salas contra salas, dentro das escolas e, logo em seguida, escola contra escola.