Programa de educação para o GTB atende 670 alunos em 2022

Programa de educação para o trânsito realizado pela Guarda de Trânsito de Brusque – GTB, atendeu neste ano aproximadamente 670 […]

1 de novembro de 2022

Programa de educação para o GTB atende 670 alunos em 2022

Programa de educação para o trânsito realizado pela Guarda de Trânsito de Brusque – GTB, atendeu neste ano aproximadamente 670 alunos das escolas municipais, estendendo a atividade para as famílias e professores. A ação visa conscientizar os alunos sobre as regras, placas, legislação, comportamento e ética no trânsito.

Para este ano, o trabalho foi desenvolvido por 6 meses nas escolas, além dessa educação, os alunos participaram de um Quiz, no qual envolveram doze escolas, que competiram entre elas, sobrando 3 finalistas, sendo Escola Augusta Dutra, Escola Angelo Dognini e a Escola Isaura Goveia Gevaerd, a final ocorre nesta sexta-feira (04), na Sede da GTB.

Após a final municipal, haverá uma final, uma disputa contra a escola que representará o município de Indaial, a final regional vai ocorrer no teatro do Centro Empresarial de Brusque, no dia (08). Na ocasião, vai ter um teatro com o humorista Willi Wurst, logo após a disputa.

O agente de Trânsito, Adriano Rocha, criador do programa, explicou sobre a atividade. “Essa atividade e dinâmica atiça o interesse dos alunos para estudarem e aprenderem sobre o trânsito e sua importância na busca por um comportamento com base no respeito pelo próximo, legislação e regras de conduta deixando esse espaço mais humano e essas crianças são as protagonistas dessa mudança, então, além da fiscalização, a GTB leva educação nas escolas e para esse programa alcançar os resultados a sociedade tem que fazer sua parte, abraçando junto esse compromisso,” disse.

A ação do programa contou com a parceria da CDL,Centro empresarial de Brusque, Maneka Bikes, Supermercado Archer, Supermercado Carol e Benvenuts Confecções Ltda.

Como funciona o quiz?

O jogo consiste em 20 perguntas sobre trânsito. Elas são divididas nas infrações em leves, médias, graves e gravíssimas.

Na primeira fase, são realizadas palestras nas escolas. Também acontece a distribuição de materiais didáticos com a temática de trânsito. Na segunda parte, os alunos são divididos em grupos e acontece o jogo de perguntas e respostas. O grupo vencedor vai para o terceiro nível onde é classificado o grupo que vai representar a escola. Nesta quarta e última fase as escolas competem entre si.

O programa

O programa Trânsito Quiz está na segunda edição. A primeira edição aconteceu em 2019, onde 11 escolas participaram contando com mais de 600 alunos. O público-alvo foram os sexto ano, desenvolvido em etapas: a primeira etapa foi em sala de aula, com palestras passadas aos alunos, e nas etapas adiante foram as competições, com salas contra salas, dentro das escolas e, logo em seguida, escola contra escola.