Programa de Controle de Endemias realizará levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti

Os agentes estarão devidamente identificados com jalecos ou blusas e crachás

8 de novembro de 2021

A Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Controle de Endemias, realizará a partir dessa segunda-feira (08), até o dia 03 de dezembro, o Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) para vigilância entomológica do Aedes aegypti no Brasil, do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikunguya. A ação ocorrerá em todos os bairros da cidade. O objetivo do levantamento é identificar o tipo e a quantidade de depósitos que possam ser criadouros do mosquito nos locais visitados.

A diretora da Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, explica que as ações do Programa de Combate a Endemias, atuam de forma sistemática em toda a cidade. “O trabalho de verificação, orientação e prevenção nos imóveis é feito por meio de vistorias em um determinado número de imóveis no município, ou seja, não serão todas as casas visitadas. Serão coletadas larvas para definição do índice de infestação, com o objetivo de combater o mosquito transmissor dessas doenças”.

Conforme Ariane, o levantamento é feito por amostragem, duas vezes ao ano, e é uma solicitação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina para diagnosticar o índice de risco de epidemia no município. Ela pede a colaboração da comunidade. “Os agentes de endemias, estarão devidamente identificados, usando jalecos ou blusas com a logo da Prefeitura e crachás. Eles precisam ter acesso aos imóveis visando identificar criadouros. Pedimos a colaboração de toda a população para receber os agentes em seus imóveis”, afirmou.

O levantamento é uma ação que a Prefeitura, em parceria com o Governo Estadual, realizará para traçar novas estratégias de enfrentamento. Brusque apresentou, até esta segunda-feira (08), 1.536 focos de mosquito Aedes Aegypti.