Programa Cidade Empreendedora já rende dividendos a economia de Brusque

20 de novembro de 2019

Programa Cidade Empreendedora já rende dividendos a economia de Brusque

A administração da Prefeitura e a população de Brusque já começam a colher os primeiros resultados da Programa Cidade Empreendedora, que está sendo desenvolvido com o apoio do Sebrae/SC desde o início do segundo semestre. A iniciativa tem como meta a integração da gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades, para estimular a economia local e desenvolver os municípios.

Uma das primeiras ações que já está em prática é a Sala do Empreendedor. A proposta é reunir em um único espaço, vários setores governamentais visando agilizar a abertura de novas empresas. No local há atendimento da Vigilância Sanitária, Fundema, Secretaria da Fazenda, Corpo de Bombeiros e outros órgãos, evitando que o futuro empresário se dirija a vários prédios espalhados na cidade quando for abrir seu negócio. Segundo dados preliminares, foi registrado aumento de mais de 50% nos pedidos de novas empresas, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Sonora com com André Vechi, Diretor da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica. Sobre os primeiros resultados do programa

“A meta da prefeitura é ampliar ainda mais essa realidade, pois com o Projeto de Lei da Desburocratização, que já está na Câmara de Vereadores e que foi elaborado tendo como base a nova Lei Federal da Liberdade Econômica, queremos tornar mais fácil o processo de abertura de empresas”, comenta André Vechi, Diretor da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica e que também é Agente de Desenvolvimento do Cidade Empreendedora.

Para o primeiro trimestre de 2020, cinco grandes ações serão colocadas em prática. A prefeitura de Brusque vai lançar o anuário “Município em Números”, que trará uma série de indicadores econômicos e sociais, elencando a evolução dos últimos anos. Também está previsto a divulgação do “Levantamento de Oportunidades”, que tem por objetivo apresentar dados ao empreendedor, com a finalidade de apresentar quais as oportunidades mais adequadas para cada bairro.

Sonora com com André Vechi, Diretor da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica. Sobre o planejamento para 2020

O Planejamento Estratégico da Gestão, que é uma diretriz interna da prefeitura, também será concluído nos primeiros meses do ano que vem. Já a Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) em parceria com o governo municipal, estão elaborando o Plano de Desenvolvimento Econômico, que deve traçar um planejamento estratégico para a próxima década. Por fim, o Plano Municipal de Turismo, ferramenta que vai fomenta a vinda de visitantes durante todo o ano. Este último com a contribuição do Brusque Convention e Visitors Bureau.