Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de capacitação online sobre a Cultura Étnico Racial e Educação

Temática é permanentemente trabalhada pela Secretaria Municipal de Educação

9 de setembro de 2021

Com o tema Tecendo Saberes sobre a Cultura Étnico Racial e Educação, a Secretaria Municipal de Educação de Brusque realizou, na tarde desta quinta-feira (09), uma Formação Continuada online com a professora Doutora Lucimar Rosa Dias. Titular da Universidade Federal do Paraná, ela atua na Graduação e no Programa de Pós-graduação na linha Educação, Diversidade, Diferença e Desigualdades Sociais. É doutora pela USP e mestra pela UFMS com graduação em Pedagogia.

A Secretaria de Educação de Brusque vem tratando desta temática com muita seriedade, fazendo formações, discutindo e cuidando da Educação das Relações Étnico Raciais todos os dias dentro e fora do espaço escolar.

Esta temática é permanentemente abordada na rede municipal. Em tempos de pandemia, em 2020, a formação não deixou de ser trabalhada. Ela ocorreu na modalidade online, por meio de uma Roda de Conversa com Profissionais de Educação de Brusque e região.

Dentre os temas trabalhados na formação, destaques para a Educação antirracista: educar-se para a prática de uma educação antirracista todo os dias. A Educação Infantil e a ERER – Educação das Relações Étnico Raciais: Brincar, interagir e experimentar, que é material da Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Ensino. E ainda, Tecendo saberes sobre a cultura afro-brasileira e educação.

Na visão da palestrante, para que as instituições de ensino desempenhem a contento o papel de educar, é necessário que se constituam em espaço democrático de produção e divulgação de conhecimentos e de posturas que visam a uma sociedade justa, salienta a secretária.

O momento de construção do saber teve a participação de diretores, coordenadores e professores de Hora Atividade. Os demais profissionais da educação, durante a semana, deverão ouvir a fala da palestrante e elaborar perguntas ou dúvidas que serão enviadas a ela, que posteriormente as responderá.

Para a Secretária de Educação, professora Eliani Busnardo Buemo, este momento é significativo, pois a formação de professores é indispensável para uma educação de qualidade. “Trabalhar esta temática é reconhecer a valorização da história e cultura de seu povo, reconstruindo as identidades culturais. Mudar atitudes e superar a desigualdade com estratégias pedagógicas de valorização da diversidade”, completa.