Profissionais da educação participam de formação sobre altas habilidades e superdotação

Dia de troca de experiências busca aprimorar a qualificação das equipes, em mais uma prática da educação inclusiva

BRUSQUE

  7 de junho de 2022


Ouça o texto
Profissionais da educação participam de formação sobre altas habilidades e superdotação

Com o objetivo de melhor qualificar a equipe técnica em função da demanda crescente, profissionais da rede municipal de ensino se reúnem ao longo de toda esta terça-feira (07), para formação sobre altas habilidades e superdotação. O momento de capacitação é promovido pela Secretaria de Educação, por meio do Núcleo de Apoio Multiprofissional à Educação Inclusiva (Namei) e ocorre das 09 às 12 horas e das 13 às 16 horas, no Auditório da Uniasselvi. Além de integrantes da rede municipal de ensino, participam também da atividade, profissionais das redes estadual e privada.

Ao longo do dia, duas profissionais da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) trabalham a temática das altas habilidades e superdotação com os professores. Ana Paula de Sousa Costa Duarte, é pedagoga com habilitação em séries iniciais, complementação em Educação Especial e Pós-Graduação em Educação Especial. E Karla Cecilia Ferreira é pedagoga Especialista em Educação Especial, Psicopedagogia e Neuroaprendizagem e Práticas Pedagógicas.

Para a pedagoga Ana Paula de Sousa Costa Duarte, a discussão sobre altas habilidades e superdotação é bastante importante, pois é um tema aparentemente novo. “Precisamos tirar esses alunos da invisibilidade, pois consideramos que eles são o público-alvo. Muitas vezes, a gente dá mais ênfase à educação especial em alunos com deficiência intelectual, sendo que o aluno com altas habilidades também tem a necessidade desse olhar de nós, profissionais. Assim como o aluno com deficiência intelectual precisa da complementação, o aluno com altas habilidades precisa de suplementação na área de interesse”, esclarece.

A secretária de Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, reforça que a gestão municipal vem trabalhando em várias frentes, com foco sempre na oferta de educação com qualidade e inovação para os estudantes brusquenses. “Hoje nos dedicamos especialmente ao tema do atendimento especializado do município, que já vem, há algum tempo, sendo tratado com bastante seriedade, desde que criamos o núcleo de atendimento especializado na rede”.

Eliani explica que, na própria sede da Secretaria de Educação, o NAMEI conta com uma equipe formada por especialistas, com psicóloga, assistente social, psicopedagoga, fonoaudióloga, e nas unidades escolares, os profissionais do atendimento especializado. Eles fazem no contraturno o atendimento às crianças do atendimento especializado e também orientam os professores das classes regulares, por isso a necessidade constante de eventos de formação e ampliação dos conhecimentos e experiências.

“Por isso, hoje, trouxemos duas profissionais da Fundação Catarinense da Educação Especial que vieram trazer um pouco da temática das altas habilidades e da superdotação. Temos nos dedicado bastante no estudo do autismo, mas essa característica das altas habilidades também começa a aparecer e nos ressentimos de uma discussão mais próxima ao tema. Nesta atividade, além dos profissionais da educação especial, estão coordenadores pedagógicos e gestores das unidades escolares e temos também a rede privada e estadual. Temos certeza que é o primeiro de muitos na abordagem deste tema”, finaliza a secretária.

Prestigiando o ato oficial de abertura da formação, o prefeito Ari Vequi reforça que o dia é importante para que os professores da rede municipal, estadual e também particular, que recebam esta formação. “Mais uma vez eles estão sendo treinados e capacitados para que possamos estar atendendo a necessidade dos alunos especiais”.

Inscreva-se na newsletter.