Profissionais da Educação Infantil participam de formação em robótica

Esta é a primeira turma de profissionais que recebe a sensibilização

8 de março de 2022

Profissionais da Educação Infantil participam de formação em robótica

Iniciou na tarde desta terça-feira (08), a formação continuada da primeira turma de robótica da Educação Infantil. Os profissionais de educação da rede municipal que atuam na educação infantil, se reuniram com a equipe de robótica da secretaria de educação, no Centro Universitário de Brusque (Unifebe) para o lançamento da formação continuada que será composta por 40 horas de atividades on-line e presenciais.

“Essa abertura é emblemática porque marca oficialmente o início do trabalho relacionado ao desenvolvimento do pensamento computacional com as crianças da educação infantil”, destaca a secretária de Educação, professora Eliani Aparecida Busnardo Buemo.

Na capacitação, a ministrante, professora Fabiana Coronel – que neste ano compõe a equipe do Centro Municipal de Inclusão Digital (CMID), como coordenadora pedagógica, apresentou aos profissionais os jogos e atividades realizadas no ano passado no CEI Sofia Dubiella, o que também foi apresentado na Feira Catarinense de Matemática.

Dentro do processo de implantação da robótica na educação municipal, também está programada uma formação para a Educação Infantil para auxiliar os professores na implementação de metodologias ativas. Essa formação, segundo a secretária de Educação, é fruto do trabalho realizado na rede, onde expandir boas práticas é fundamental para que todas as crianças tenham a oportunidade de vivenciar essas experiências.

A Formação vai ser por meio do ambiente virtual Moodle. E a intenção é finalizar o ano com uma mostra de trabalhos realizados pelas professoras cursistas. Desde o ano passado, a Secretaria de Educação de Brusque investe na introdução do pensamento computacional no dia a dia da prática pedagógica, com a aquisição de equipamentos e formação de pessoal para a transmissão de conhecimentos com base tecnológica para os estudantes da rede municipal de ensino.