Professores podem participar de oficinas gratuitas do Museu Casa de Brusque

Capacitação é destinada a profissionais da rede pública do Vale do Itajaí-Mirim

BRUSQUE

  4 de abril de 2022


Ouça o texto
Professores podem participar de oficinas gratuitas do Museu Casa de Brusque

Inicia nesta segunda-feira (04) e segue durante todo o mês de abril, o projeto “Um museu de grandes novidades”. A iniciativa é do Museu Casa de Brusque e envolve uma série de seis oficinas destinadas a professores da rede pública de ensino das cidades da região do Vale do Itajaí-Mirim. O projeto discute a temática dos Museus e Educação, com foco no papel das instituições culturais na valorização da memória.

De acordo com a organização, o evento pretende abordar o potencial educativo dos museus por meio da elaboração de ações direcionadas aos estudantes da educação básica nas instituições de memória. As oficinas ocorrem no Centro Universitário de Brusque (Unifebe) e os horários são variados, para facilitar a participação dos professores. Para mais informações sobre dias e horários os interessados podem acessar o link: https://url.gratis/AyGYt6, onde também podem ser feitas as inscrições.

O conteúdo programático aborda o conceito de museu; museus e educação – um diálogo necessário; o potencial educativo dos museus; os cinco passos para realização de uma boa ação educativa em museus e apresentação do acervo do Museu Casa de Brusque para identificar potenciais ações educativas.

A participação dos professores é gratuita e limitada a 20 integrantes em cada oficina. Selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021, o projeto é executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Acervo

O acervo do museu se constitui na mais importante coleção de objetos e documentos sobre a colonização com imigrantes europeus no Vale do Rio Itajaí-Mirim, em Santa Catarina, valorizando as memórias construídas neste processo de povoamento que marcou a história do Brasil e que permite múltiplas leituras e ações educativas.

Informações adicionais podem ser obtidas diretamente no Museu Casa de Brusque, por meio do telefone (47) 3351-2132, pelo WhatsApp (47) 99108-3447 ou ainda, no e-mail casadebrusque@gmail.com.

Inscreva-se na newsletter.