Professores participam de capacitação sobre ensino de robótica

Iniciou nesta segunda-feira (16), a capacitação dos professores que vão participar do programa piloto de ensino de robótica da Rede […]

16 de agosto de 2021

Professores participam de capacitação sobre ensino de robótica

Iniciou nesta segunda-feira (16), a capacitação dos professores que vão participar do programa piloto de ensino de robótica da Rede Municipal de Ensino de Brusque. As aulas ocorrem no Centro Municipal de Inclusão Digital (CMID) e devem durar três meses.

O projeto-piloto será realizado nas escolas João Hassmann e Doutor Carlos Moritz, com alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Na fase atual, os professores participam da formação para então, aplicar na escola. Quatro profissionais de cada escola, de diferentes disciplinas, participam da capacitação.

“A capacitação será teórica e prática. Os professores vão aprender a parte teórica do arduíno e em seguida começarão a colocar a mão na massa. A primeira coisa que vamos fazer será acender um LED”, explica o chefe do Cmid, João Luiz de Lima Moreira.

Durante o projeto cada escola escolherá como vai aplicar seus conhecimentos. “Por exemplo, eles podem fazer uma maquete de um espaço urbano, com postes, semáforos, residências, tudo programado. Com isso os alunos vão aprender diversas disciplinas, como artes, matemática, inglês, história”, completa João.

A professora de matemática, Marília Luetzow, afirma que a expectativa é grande. “Com certeza é algo que desperta o interesse dos alunos, ver as coisas acontecendo, programar, criar algo juntos, vai ser muito bom”, avalia.