Procura por atendimentos de pessoas com sintomas respiratórios cai 83%, em Brusque

16 de fevereiro de 2022

A curva nos atendimentos de pessoas com sintomas de síndrome gripal e Covid-19 diminuiu diariamente, em Brusque. A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, informa que desde janeiro iniciou a contagem desses dados, e a partir disso o acompanhamento foi constante. Os números mostram, a somatória de atendimentos, nas Unidade Básicas de Sáude (UBS), Unidade Móvel, Policlínica, e Hospital Azambuja e Dom Joaquim.

O pico de atendimentos foi no dia 16 janeiro de 2022, quando foram contabilizados 2.169, consultas e 838 exames. Já no dia 14 de fevereiro, praticamente um mês depois, a realidade é outra. Os números apontam 383 consultas e 250 exames. Uma queda de 83% nas consultas e 70% nos exames.

O secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, comemorou os números. “Sabemos que esses dados podem variar, teremos o Carnaval pela frente, mas por hora, estamos felizes com essa baixa. O nosso monitoramento é constante, estamos atentos aos números e ao que for científico para realizar nossas ações. Felizmente tomamos medidas assertivas, baseadas no diálogo, e no cenário que a realidade que o momento apresenta”.

Por fim, Osvaldo pediu para que a comunidade continue adotando as medidas sanitárias de saúde, ou seja, usando máscaras, álcool em gel e o distanciamento social.

Orientações

Em caso de sintomas de gripe, a comunidade deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que atendem de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h. Também pode recorrer à Policlínica, que atende das 13h às 22h.

Já a Unidade Móvel está posicionada na Rodoviária, na Avenida Bepe Rosa, no Centro 2. O horário de atendimento é das 08h às 11h30 e das 13h às 16h30, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 08h às 14h.

Nos outros horários, o atendimento ocorre nos hospitais Azambuja e Dom Joaquim, que mantêm plantão pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo WhatsApp: (47) 98848-1054.