Procon de Brusque encerra o ano com mais de 20 mil atendimentos e sistema 100% digital

Dados foram divulgados por meio do balanço final de 2022

23 de dezembro de 2022

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) divulgou os dados do balanço do ano de 2022. Em números, os atendimentos gerais, incluindo presenciais, e-mail, telefone e Whatsapp, somaram mais de 20 mil. Foram realizadas 635 audiências e mais de 3.600 atendimentos específicos para pontos de conserto de fiação baixa ou caída. Cerca de 70 estabelecimentos receberam fiscalizações, e 45 deles foram autuados com sanções impostas.

O diretor do Procon, Volnei Montibeller, ressalta que o ano foi muito produtivo. “A equipe do Procon de Brusque e o órgão propriamente dito encerram o ano de forma satisfatória e produtiva. Foi um ano de muito trabalho, com diversas operações realizadas com os órgãos fiscalizadores. Tivemos também a implantação de um sistema 100% digital, que é o próprio consumidor, que facilitará ainda mais o trâmite dos processos do órgão, dando mais celeridade, eficiência e transparência aos atos processuais administrativos”, analisa.

Segundo o dirigente, cabe destaque ainda o fato de que diversos projetos idealizados em 2021 foram executados ao longo deste ano. Confira alguns deles:

“Cesta Básica”
Divulgação mensal, no site da prefeitura, dos preços dos itens que integram a cesta básica, pesquisados em diversos estabelecimentos comerciais da cidade, proporcionando aos consumidores a escolha pelo menor preço sem sair de casa.

-Implantação do novo sistema PROCONSUMIDOR
Sistema 100% digital que permite a todos os usuários a consulta dos processos. Possui período máximo de trâmite individual de 90 dias, proporcionando ainda mais celeridade na resolução dos processos administrativos.

“Procon nas Escolas” – Educação para o Consumo
Ação desenvolvida nas redes públicas de ensino municipal e estadual e também na rede particular. Objetivo é divulgar o Direito do Consumidor, tornando os cidadãos conscientes.

“Procon Itinerante” – Procon Móvel
Visa efetuar atendimento presencial às classes de baixa renda, consumidores com dificuldade de locomoção, mormente idosos que necessitam utilizar transporte público. Atendimento uma vez por semana em determinados pontos dos bairros da cidade.

”Cidade Limpa”
Ação que consiste em realizar limpeza/retirada dos fios ociosos nas principais ruas da cidade, contribuindo para a melhoria da poluição visual.

Procon Brusque em números

Atendimentos gerais (presencial, e-mail, telefone e WhatsApp) – 21 mil
Atendimentos presenciais – 9 mil
Atendimentos formais com abertura de Carta de Investigação Preliminar (CIP) – 3.241