Procon de Brusque divulga balanço do primeiro semestre de 2021

Foram aproximadamente 20 mil atendimentos com resolutividade das reclamações em 92%

6 de julho de 2021

Procon de Brusque divulga balanço do primeiro semestre de 2021

Cerca de 20 mil atendimentos foram efetuados no primeiro semestre de 2021 pelo Procon de Brusque. O expressivo número envolve os contatos presenciais, on-line, por telefone, e ainda, via WhatsApp e e-mail, com índice de resolutividade de 92% das reclamações formais. O órgão também realizou fiscalizações em estabelecimentos comerciais.

No período compreendido entre 04 de janeiro e 30 de junho, do total de cidadãos atendidos, 4.800 foram realizados de forma presencial, o que representa uma média diária de 40 pessoas recebidas. Segundo o Chefe do Procon, Marcos Fonseca, 1.615 dessas reclamações resultaram na abertura de Carta de Investigações Preliminares (CIP). “Nem todos os atendimentos geram as CIP ’s, a não ser quando são casos mais exclusivos e em que não há acordo entre as partes”, explica.

Quando os casos não são esclarecidos na abertura das investigações, são realizadas audiências entre o consumidor e o fornecedor. E de janeiro a junho, com a alta resolutividade, apenas 216 CIP ‘s necessitaram desse tipo de audiência.

Dentre os números semestrais registrados pelo Procon, chama a atenção a quantidade de reclamações de fiação caída ou baixa. Foram cerca de 600 notificações. E devido a esta alta incidência, foi disponibilizado um número de Whatsapp exclusivo para esse tipo de reclamação. O número é o (47) 98873-1963.

Além dos atendimentos ao cidadão, o órgão também realiza fiscalizações, espontâneas e geradas a partir de denúncias. Neste primeiro semestre de 2021, foram feitas mais de 30 ações do gênero em estabelecimentos, como supermercados, postos de combustível e comércios.

E foram aplicadas 12 multas. “Todas para instituições bancárias, referentes a respostas não fornecidas ao Procon em relação a operações de crédito não contratadas”, complementa Marcos Fonseca.

O Procon está localizado na Praça da Cidadania, no Centro de Brusque, e funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30. Os telefones para contato são o (47) 3351-0026 ou 3351-0686. E o e-mail, procon@brusque.sc.gov.br.