Primeiros pacientes são atendidos no mutirão de cirurgias da catarata

O mutirão de cirurgias da catarata começou para 80 pacientes de Brusque na manhã desta terça-feira (22). Dois ônibus partiram […]

BRUSQUE

  22 de outubro de 2019


Ouça o texto
Primeiros pacientes são atendidos no mutirão de cirurgias da catarata

O mutirão de cirurgias da catarata começou para 80 pacientes de Brusque na manhã desta terça-feira (22). Dois ônibus partiram antes do dia raiar, por volta de 4h30min, rumo ao hospital da cidade de Penha, local onde serão realizados quase 300 procedimentos até o dia 27 de outubro. A expectativa da Secretaria de Saúde de Brusque é zerar a fila de espera este ano.

A rotina prevê que um dia após a cirurgia, os pacientes retornem para a consulta com o médico, que faz novos exames e avalia, caso necessário, uma nova intervenção visando restaurar plenamente a visão. Nos dias 24 e 27 de outubro, mais de duzentos pacientes serão atendidos.

O programa Uma Nova Visão Para a Vida, foi implantando em 2018 com o objetivo de proporcionar o retorno da atividade ocular para a população brusquense. Além de pessoas acima de 50 anos, que é a maioria dos casos, crianças e jovens também estão sendo beneficiados.

A Secretaria de Saúde de Brusque, firmou convênio com a Associação dos Municípios da Foz do rio Itajaí (Amfri), que possibilitou a realização do mutirão. Antes, no mês de agosto, foi realizada uma força-tarefa de consultas oftalmológicas, onde quase três mil pessoas passaram por médicos que prescreveram óculos, tratamento ou fizeram o encaminhamento para os procedimentos cirúrgicos.

Inscreva-se na newsletter.