Previsão do Tempo: Defesa Civil atualiza informações e põe todo estado em atenção

Novo boletim meteorológico prevê temporais e chuva intensa até 18 horas de quarta-feira (28)

BRUSQUE

  27 de dezembro de 2022


Ouça o texto
Previsão do Tempo: Defesa Civil atualiza informações e põe todo estado em atenção

Todo o estado de Santa Catarina pode ter temporais e chuva intensa entre às 11 horas desta terça-feira (27) e 18 horas de quarta-feira (28). É o que aponta o mais recente boletim meteorológico divulgado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Conforme a previsão, a passagem de uma frente fria provoca temporais e chuva intensa em todo o território catarinense. Ela avança pelo estado nesta terça, iniciando nesta terça à tarde nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, espalhando-se pelas demais regiões entre os períodos da tarde e noite.

Para quarta-feira, novamente há chance de pancadas de chuva e temporais a partir da madrugada, no Grande Oeste, espalhando-se ao longo do dia para as outras regiões do estado.

A previsão alerta, ainda, para risco alto de ocorrências associadas aos temporais e chuva intensa, como alagamentos, deslizamentos e enxurradas, em toda Santa Catarina.

Recomendações

Tempestade

Para os casos de tempestade, a recomendação é que os cidadãos se protejam em local abrigado, longe de placas, árvores, postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Se não encontrar um abrigo, a orientação é agachar-se com os pés juntos, a cabeça encostada no peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo as orelhas ou apoiadas nos joelhos.

Se estiver na praia, jamais deve ficar na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, é importante que sejam desligados os aparelhos eletrônicos e que não se utilize o telefone. Também é recomendado ficar longe das janelas.

Alagamentos

Nos casos de alagamento é importante evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Também evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e ter cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Qualquer problema deve ser comunicado à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, por meio do telefone de emergência 199. Ou ainda, ao Corpo de Bombeiros, no número 193.

Inscreva-se na newsletter.