Previsão de temporais e chuva intensa nesta segunda e terça-feira

Para a Defesa Civil Estadual, toda faixa leste, planaltos e o Vale estão em estado de atenção

BRUSQUE

  26 de dezembro de 2022


Ouça o texto
Previsão de temporais e chuva intensa nesta segunda e terça-feira

Toda a faixa leste catarinense, mais as regiões dos planaltos norte e sul e o Vale do Itajaí estão em estado de atenção diante da previsão meteorológica de temporais e chuva intensa para esta segunda (26) e terça-feira (27), emitida pela Defesa Civil estadual,

De acordo com o boletim meteorológico nº 229/2022, entre 10 horas desta segunda-feira (26) até às 23h59 de terça-feira (27), uma frente fria provoca temporais e chuva intensa em Santa Catarina. Já nesta segunda-feira há aumento de nebulosidade em todas as regiões, com pancadas de chuva desde o início da tarde no grande oeste.

Entre a tarde e noite, por sua vez, há condições para temporais com chuva intensa, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo dos planaltos ao litoral.

Na terça-feira, a frente fria avança pelo estado, provocando temporais com chuva intensa no início da tarde nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e que se espalha para as demais regiões entre a tarde e noite.

A Defesa Civil avisa, ainda, que o risco para ocorrências associadas aos temporais e a chuva intensa, como alagamentos, deslizamentos e enxurradas, é alto nas regiões em laranja no mapa – e onde Brusque está inserida. E é moderado nas regiões em amarelo do mapa meteorológico (a partir do centro do estado em direção ao oeste).

Recomendações

Tempestade

Para os casos de tempestade, a recomendação é que os cidadãos se protejam em local abrigado, longe de placas, árvores, postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Se não encontrar um abrigo, a orientação é agachar-se com os pés juntos, a cabeça encostada no peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo as orelhas ou apoiadas nos joelhos.

Se estiver na praia, jamais deve ficar na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, é importante que sejam desligados os aparelhos eletrônicos e que não se utilize o telefone. Também é recomendado ficar longe das janelas.

Alagamentos

Nos casos de alagamento é importante evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Também evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e ter cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, por meio do telefone de emergência 199. Ou ainda, ao Corpo de Bombeiros, no número 193.

Inscreva-se na newsletter.