Prefeitura pagará a partir desse mês os valores retroativos do programa Previne Brasil

As parcelas serão pagas aos servidores da Atenção Primária à Saúde (APS)

12 de novembro de 2021

A Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a partir de novembro será feito o pagamento dos valores retroativos do programa federal, Previne Brasil. Receberão as parcelas os agentes comunitários de saúde, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, auxiliar de saúde bucal, dentistas, monitores, administrativo e serviços gerais que são ligados à Atenção Básica da Atenção Primária à Saúde (APS). Cabe ressaltar que esses valores serão pagos antes do previsto. Conforme o acordo com o Servidores Públicos Municipais de Brusque (Sinseb), o pagamento aconteceria a partir de fevereiro de 2022, mas a administração decidiu adiantar para este mês.

Com o adiantamento, os servidores receberão as parcelas retroativas, e os valores normais do mês que o programa paga. O diretor de saúde, Wagner Dantas, destacou a atenção da secretaria com os servidores. “Pagaremos então a partir desse mês as parcelas que estão em atraso, e a do mês corrente. E assim vamos fazendo até quitar o que está em atraso. Nosso objetivo é valorizar cada vez mais os trabalhadores que estão inseridos no programa, para seguir atendendo a população com qualidade”.

O que é o Previne Brasil?

Conforme o Ministério da Saúde, o Previne Brasil têm como base três critérios: o número de pessoas cadastradas pelos serviços de saúde, a melhora das condições de saúde da população, como impedir o agravamento de doenças crônicas como diabetes e a redução de mortes materna e infantil e a adesão a programas estratégicos. O programa que antes distribuía para os municípios os recursos com base na quantidade de pessoas residentes e de serviços existentes em cada município, passou a considerar a qualidade do atendimento efetivamente prestado pelas equipes de Saúde da Família.