Prefeitura firma parceria com a Unifebe para ações do programa Academia da Saúde

A instituição de ensino cederá um espaço para realização de duas atividades do programa com os moradores do bairro Santa Terezinha e arredores

6 de fevereiro de 2023

A Secretaria de Saúde, por meio do programa Academia da Saúde, firmou mais um convênio com a Unifebe na manhã desta segunda-feira (06). Dessa vez, a instituição de ensino cederá um espaço para realização de duas atividades do programa com os moradores do bairro Santa Terezinha e arredores. A assinatura do convênio contou com a presença do prefeito Ari Vequi, do vice-prefeito, Gilmar Doerner, do secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, diretores da saúde e da equipe de trabalho da Unifebe.

O prefeito Ari, em sua fala, ressaltou a importância das parcerias. “A Unifebe tem credibilidade, somos gratos por essa troca que temos, mais um convênio assinado, tenho certeza que essa parceria nos traz e trará frutos muito positivos. E agora nos cedendo espaço para ampliarmos o atendimento ao público que frequenta o programa Academia da Saúde”.

De acordo com o Secretário, Osvaldo, este vínculo também possibilitará trabalhos colaborativos entre a Academia da Saúde e a Unifebe, como campo para estágio, promoção de ações de saúde e a ampla divulgação das atividades acadêmicas para a comunidade. “Mais uma vez a Unifebe se mostra uma grande parceira, e essa união só vai oferecer facilidade para as pessoas desse bairro, somos muito gratos a reitora Rosemari e sua equipe de trabalho. Vamos envolver os acadêmicos de educação física, fisioterapia e medicina nesse programa. É um avanço muito grande para nossa cidade e mais uma grande ação que a gestão disponibiliza para a comunidade”.

Osvaldo ressaltou a importância das atividades físicas para a prevenção de doenças. “Com todas as ações que já realizamos temos a certeza que estamos tendo uma melhora nos indicadores, com o controle de peso, as pessoas saindo do sedentarismo, e isso resulta diretamente no controle da pressão arterial, do diabetes, do peso e outras doenças que podem afetar a qualidade de vida”.

A reitora da Unifebe, Rosemari Glatz, destacou o envolvimento da universidade com a comunidade. “Nós somos uma instituição comunitária, e essas ações que visam o bem estar do povo são sempre bem-vindas, é uma honra poder fazer parte desse processo. Somos uma universidade de ponta que soma esforços com o município em benefício da sociedade como um todo”.

Para participar das ações os moradores podem procurar diretamente os locais onde ocorrem as ações, e em caso de dúvidas sobre o horário e dias das atividades podem recorrer a Unidade Básica de Saúde do seu bairro. O programa atualmente é desenvolvido em seis unidades: nos bairros Santa Terezinha, Steffen, Dom Joaquim, Maluche, Dom Joaquim, Paquetá e Azambuja. O programa é coordenado pela educadora física, Jaqueline Marcos dos Santos, e as ações serão promovidas pelo educador físico, Maurício Rosin.

Cabe ressaltar que outras instituições como o SESI e a Igreja Católica situados no bairro Santa Terezinha também são parceiros na cedência do espaço para a realização de outras atividades.

Cronograma de ações no bairro Santa Terezinha

Terças-feiras e quintas-feiras

Exercícios aeróbicos, resistidos e de alongamentos para idosos
Local: Sala de dança da UNIFEBE – Anexo a Clínica Escola de Psicologia.

Iniciação esportiva ao futsal – Crianças de 08 a 10 anos.
Local: SESI

Iniciação esportiva ao futsal – Crianças de 11 a 14 anos.

Iniciação esportiva ao futsal– Crianças de 8 a 12 anos
Local: SESI

Iniciação esportiva ao futsal – Crianças de 13 a 14 anos.

Pilates
Local: Sala de dança da UNIFEBE – Anexo a Clínica Escola de Psicologia.

Primeira sexta-feira do mês:

Café com Debate (conversa sobre tema de saúde + bingo/dança).
Local: Salão da Igreja.