Prefeitura firma convênio com PM, CDL e Sindilojas para manutenção de câmeras OCR

Sistema de monitoramento é importante ferramenta de segurança das ruas e do trânsito

26 de novembro de 2021

Brusque vai melhorar a qualidade do monitoramento urbano com câmeras de tecnologia OCR usadas no trabalho de segurança das ruas e do trânsito local. Para tanto, o Prefeito Ari Vequi assinou, na manhã desta sexta-feira (26), convênio para a manutenção do sistema com o 18º Batalhão de Polícia Militar, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindilojas.

Assinaram o documento que formaliza a parceria, junto com o prefeito Ari Vequi, o comandante do batalhão da PM, tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho, o presidente da CDL, Fabricio Zen, e o presidente do Sindilojas, Marcelo Gevaerd.

As câmeras, chamadas OCRs, são usadas para monitoramento da segurança das ruas e do trânsito. Neste caso, elas fazem a leitura de placas e indicam dados sobre o veículo, desde a ocorrência de registro de furto até a inadimplência de documentação.

De acordo com o prefeito Ari Vequi, o novo convênio firmado com a Polícia Militar e as entidades empresariais vai melhorar a qualidade do monitoramento e a segurança na cidade. “Vamos participar da manutenção e ajudar na sequência deste importante trabalho prestado pela PM ao município”, reforçou.

Para o comandante da PM, as câmeras OCR têm feito grande diferença na cidade quanto à resolutividade de crimes desde que iniciou o projeto. Hoje, mais de 40 câmeras funcionam na cidade e nos municípios vizinhos, e a ideia que surgiu em solo brusquense, ultrapassou fronteiras e é adotada em todo o estado. “Com certeza, este foi mais um grande avanço para a segurança pública, especialmente por ter começado por Brusque. É mais um motivo de orgulho. É Brusque mais uma vez, à frente, mostrando que é diferente e é especial”, enfatizou o tenente-coronel Otávio.

O presidente da CDL, Fabrício Zen, ressaltou que o convênio é de suma importância não só para a força de segurança local mas para a qualidade de vida do morador de Brusque. O projeto iniciou em 2008, com a CDL adquirindo as primeiras câmeras de vigilância. E evoluiu até chegar em 2019, quando um novo sistema permitiu resposta mais rápida e mais assertiva na tomada de decisões e no fornecimento de informações para as polícias militar e civil. “Hoje, este projeto oferece condições de desempenho de trabalho às forças de segurança com ainda mais qualidade”, analisou.

Marcelo Gevaerd, presidente do Sindilojas, disse que espera que os empresários que ainda não integram a ação, passem a se unir ao movimento, já reconhecido por quem comprovou a sua eficácia, como em situações em que assaltantes de estabelecimentos comerciais foram identificados pelas forças policiais graças ao sistema de monitoramento. “Precisamos de ainda mais câmeras para que a cidade ganhe com mais segurança”.

A assinatura de convênio entre Prefeitura, PM e entidades empresariais ocorreu na sede do 18º BPM, durante solenidade solenidade de Promoção de Praças e inauguração da galeria de ex-comandantes da corporação, além de homenagens, como a entrega da medalha “Corpo de Tropa”.