Prefeitura de Brusque realiza operação de fiscalização conjunta

Serão abordados moradores em situação de rua e vendedores ambulantes

26 de maio de 2021

Prefeitura de Brusque realiza operação de fiscalização conjunta

A prefeitura de Brusque desencadeia a partir desta quarta-feira (26) uma operação de fiscalização conjunta, envolvendo a Secretaria de Fazenda e Gestão Estratégica, a Secretaria de Desenvolvimento Social e o Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan).

“Objetivo desta força tarefa é enfrentar o grande problema social que vem aumentando na cidade. Iremos abordar os moradores em situações de rua, os vendedores ambulantes e cuidar da questão de permanência em locais públicos sem autorização por longo tempo. Ou seja, todas essas condições que têm se agravado agora que estamos próximos do inverno, trazendo uma situação bastante ruim para o nosso município”, explica o secretário de Fazenda e Gestão Estratégica, William Molina.

De acordo com ele, produtos vendidos sem autorização serão apreendidos pela equipe de fiscalização, que contará com o apoio da Polícia Militar.

“Não é uma situação fácil de se resolver, mas com esta força tarefa nós vamos recolher os materiais vendidos de forma irregular por ambulantes, entre alimentos e produtos muitas vezes falsificados. Queremos diminuir a quantidade dessas pessoas que vêm para Brusque e tentar encontrar uma solução pacífica para a questão dos moradores em situação de rua. Com esse trabalho conjunto entre as secretarias, a Prefeitura de Brusque dá uma maior atenção a este grave problema social”, pontua.

O secretário enfatiza que a operação de fiscalização será intensificada nos próximos meses. “Junho, julho e agosto, por se tratar de meses mais frios, acabam atraindo a questão dos moradores de rua para dentro de espaços públicos em construção ou mesmo desocupados. Muitas vezes, nós também encontramos essas pessoas ocupando residência de particulares, que estão desocupadas”, ressalta.

Molina comenta que a presença da polícia é necessária para garantir a integridade dos fiscais. “A Secretaria de Desenvolvimento Social tem nos colocado, que inclusive famílias se mostram agressivas quando são abordadas. Mesmo estando irregulares, elas acabam colocando em risco a integridade do servidor público. A presença da Polícia Militar inibe e diminui esse processo”, destaca.

O secretário comenta ainda, que é importante conscientizar a comunidade para que não contribua com os vendedores ambulantes nos semáforos.

“Tivemos já em duas oportunidades um trabalho bastante intenso na questão da educação da população, para que não compre esses alimentos e também não dê esmola. Sabemos que dentro de um aspecto social é importante que essas pessoas tenham condições de vida, mas o doar a esmola ou comprar esse tipo de produto na sinaleira acaba atraindo ainda mais gente para a nossa cidade, e, com certeza, gerando um problema social ainda maior”, conclui.