Prefeitura de Brusque publica decreto de enfrentamento ao coronavírus (covid-19)

O prefeito de Brusque, Jonas Paegle, assinou um decreto com medidas de enfrentamento ao coronavírus (Covid-19), na tarde desta segunda-feira […]

16 de março de 2020

O prefeito de Brusque, Jonas Paegle, assinou um decreto com medidas de enfrentamento ao coronavírus (Covid-19), na tarde desta segunda-feira (16). Até o momento Brusque possui cinco casos suspeitos da doença, nenhum confirmado, portanto o documento é de prevenção.

Recomenda-se que pacientes com sintomas respiratórios, que estiveram em viagem para locais com casos da doença, nos últimos sete dias ou que tiveram contato com pessoas com casos suspeitos, devem entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone 47 98848-1054, por meio do aplicativo whatsapp. A coleta para teste do coronavírus será feita na casa do paciente. Somente casos graves devem ser encaminhados ao pronto atendimento.

“Neste momento pedimos que a população colabore e evite frequentar locais com aglomeração de pessoas. Será só com o auxílio de todos que poderemos conter o avanço rápido do coronavírus na nossa cidade. Quem pode, também deve evitar viagens neste momento”, reforça Paegle.

As aulas estão mantidas na Rede Municipal de Ensino. Os ambientes deverão ficar abertos e a higiene deve ser reforçada e materiais não devem ser compartilhados. Pais não devem enviar crianças resfriadas para a escola.

Eventos de massa (governamentais, esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais, religiosos e outros com concentração próxima de pessoas), com público estimado igual ou mais de 250 pessoas para espaços abertos e cem pessoas para espaços fechados, ou em que a distância mínima entre pessoas não possa ser de dois ou mais metros, devem ser cancelados, ou adiados.

Reuniões que envolvam idosos e doentes crônicos. Lares de idosos devem proibir, na medida do possível, visitas externas e adotar protocolos de higiene profissionais e isolamento de pessoas com sintomas respiratórios.

Locais de grande circulação de pessoas, como centros comerciais, terminais urbanos e comércio de maneira geral, devem reforçar medidas de higiene de superfície e disponibilizar espaço para higiene das mãos com álcool 70% ou água e sabão. Todo ambiente de uso dos clientes deve ser ventilado.

Está determinada a suspensão de férias e licenças para servidores da Secretaria de Saúde por um prazo de 30 dias. Servidores com mais de 70 anos estão dispensados do trabalho e terão suas faltas abonadas.

Caso Brusque venha a confirmar algum caso de coronavírus o município passa ao nível dois de perigo iminente e um decreto de situação de emergência será discutido. “São decisões que impactam negativamente, mas são necessárias. Pedimos que a população mantenha a calma e que, principalmente, os idosos fiquem em casa para evitar contágio”, finaliza Humberto Fornari, secretário de Saúde.