Prefeitura de Brusque participa de encontro com o objetivo de viabilizar um planejamento estratégico baseado em evidências

O encontro buscou conhecer os principais desafios de Brusque para os próximos anos apresentados pelo ranking de competitividade dos municípios

22 de janeiro de 2021

A Prefeitura de Brusque, por meio da secretaria da Fazenda e Gestão Estratégica de Brusque, participou de encontro para conhecer o diagnóstico completo da cidade de Brusque a partir dos resultados do Ranking de Competitividade dos Municípios 2020, do Centro de Liderança Pública (CLP). O encontro, por meio de videoconferência, contou com a presença do diretor geral da Secretaria da Fazenda e Gestão Estratégica de Brusque (SC), Thomas Haag. Na ocasião, os dados foram apresentados pelo coordenador de Competitividade do CLP, Lucas Cepeda .

Haag explicou que o ranking não se trata de uma competição, mas sim um norteador para ações e que a expectativa é utilizar o ranking como um balizamento de indicadores para a formulação de estratégias da agenda governamental. “O ranking não se trata de competição no sentido amplo da palavra, mas sim trazer insumos que propiciem entender por meio de números onde podemos melhorar e quais municípios são destaques, para assim buscar boas práticas dentro de nossa realidade local”, explica.

Brusque ficou na 77ª colocação geral e na 20ª posição na região Sul. A cidade se destacou de forma positiva em indicadores importantes, como “Qualidade da Saúde”, “Acesso à Saúde” e “Inserção Econômica”. Dos municípios da Região Sul analisados, 12 estão entre os 50 mais competitivos da amostra.

O ranking
O ranking consiste em um estudo que analisa a capacidade competitiva das 405 cidades com mais de 80 mil habitantes do País. Todas as cidades foram avaliadas a partir de 55 indicadores, distribuídos em 12 pilares temáticos e 3 dimensões consideradas fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos municípios brasileiros.Os pilares são: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.

Para conferir todas as informações sobre Brusque no Ranking de Competitividade dos Municípios, acesse: http://competitividade.clp.org.br/