Prefeitura de Brusque lança campanha de conscientização sobre abuso e exploração sexual

No dia nacional de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, secretaria de Assistência Social e CMDCA lançam campanha

15 de maio de 2020

O dia 18 de maio é o dia Nacional de combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi instituída pela Lei n° 9 970,000, quando em 18 de maio de 1973 uma menina chamada Araceli, na cidade de Vitória (ES), com apenas oito anos de idade foi drogada, espancada, estuprada e morta. A comoção sobre o caso gerou uma data importante para a sociedade.

E com a quarentena, a casa, que deveria inspirar tranquilidade e proteção, pode ser também um espaço de violência, como explica o secretário de Assistência Social e Habitação, Odair Bózio. “Estamos vivendo uma quarentena, época de quarentena as denúncias, querendo ou não estão menores, estão retraídas, pelo fato das pessoas estarem em casa. Antes da quarentena, de certa forma, tínhamos uma forma de fiscalizar, que são as escolas e a sociedade em geral, com a quarentena, as crianças e as pessoas, elas ficam mais retidas e acabam não denunciando. É muito importante que as pessoas denunciem, não podemos nos esconder e nos omitir neste momento,” disse.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Kevin Willian Siqueira dos Santos, destacou que o conselho Tutelar de Brusque está pronto para atender a população. “O conselho tutelar, na sede, está atendendo de segunda a sexta-feira do meio dia às seis, com as portas fechadas, a população precisa aguardar fora, mas vai chamar o conselheiro que vai atender ou pode ligar.” Quem quiser entrar em contato por telefone pode ligar no 3351-0113 ou no celular 98846-1777, número 24h para atendimento.

Como denunciar, sem sair de casa?
Além do Conselho Tutelar, para realizar uma denúncia, basta discar 100. O atendimento funciona 24 horas, todos os dias da semana. Após a ligação, a denúncia é encaminhada para os órgãos competentes para que seja feita a investigação.
Também existe o aplicativo Direitos Humanos BR, o aplicativo apresenta um passo a
passo completo para que o denunciante registre a reclamação de maneira prática e
segura.
Após fazer um breve cadastro, o denunciante pode registrar violências contra mulheres,
crianças ou adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência e outros grupos
sociais. Há também a opção de anexar arquivos, como fotos e vídeos.