Prefeitura de Brusque já investiu mais de R$2 milhões na entrega de medicamentos

Número de medicamentos entregues pela Atenção Farmacêutica subiu 15% comparado com 2020

19 de outubro de 2021

Na busca constante por cuidar da saúde da população brusquense, a Secretaria de Saúde, por meio da Atenção Farmacêutica, vem ao longo dos anos, atendendo constantemente as demandas por remédios. Conforme a diretora Patrícia Bernardi Sassi, de 2020 para 2021, o aumento no número de medicamentos dispensados subiu 15%. O que também alterou nesse período, foram os recursos investidos, que de acordo com ela, foram 35% a mais que no ano anterior.

Os números mostram que em 2020, de 1º de janeiro a 14 de outubro, foram 16.388.423, medicamentos entregues à população. Totalizando um investimento de R$2.110.612,79. Na comparação com 2021, neste mesmo período, os números aumentaram, passando para 18.878.663, nos itens dispensados e somando um valor de R$2.853.059,39.

Diariamente a média de atendimentos pela rede é em torno de 1200. Já a Farmácia Básica, atende cerca de 400 pacientes diariamente. E neste ano, somente a farmácia, entregou 6.360.870 itens, com valor empregado de R$1.332.496,94. “Nós também atendemos 1500 pacientes por mês, no componente especializado, que são os medicamentos de alto custo fornecidos pelo Estado, temos também 400 pacientes por mês de demandas judiciais e 500 pacientes com medicamentos para hepatites e HIV”, completou a diretora.

Patrícia ressalta, que a Atenção Farmacêutica, atende toda a Rede Municipal de Saúde. “As vezes as pessoas associam a entrega de medicamentos somente a Farmácia Básica, mas alguns são dispensados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). E com a pandemia, temos que incluir o Centro de Triagem (CT)”, afirmou. Em relação ao CT, ela completa que apenas neste ano, de janeiro, até o dia 14 de outubro, foram distribuídos 2.220.903 itens, isso representa o montante de R$461.065,29.

O fluxo de recebimento de medicamentos é constante. De acordo com a diretora, a intenção é conseguir atender as demandas. “O trabalho é contínuo, mesmo antes de fechar o ano, nós já estamos organizando as compras de 2022. Isso porque temos os prazos legais e burocráticos para cumprir. Trabalhamos para começar o ano com os medicamentos em estoque, para que a comunidade não fique desassistida”, conclui Patrícia.