Prefeitura de Brusque já arrecadou 55% do valor total do IPTU 2021

O pagamento em cota única ou da primeira parcela do Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU) 2021 do município de […]

12 de março de 2021

Prefeitura de Brusque já arrecadou 55% do valor total do IPTU 2021

O pagamento em cota única ou da primeira parcela do Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU) 2021 do município de Brusque venceu em 10 de março. A arrecadação total do imposto até o momento é de R$ 23,2 milhões, sendo que desse total 95% foi pago em cota única.

De acordo com o diretor-geral de Tributação da Secretaria da Fazenda, Guilherme Ouriques, já estão sendo pagos 63% dos IPTUs lançados, do total de 68,3 mil cadastros.

A Prefeitura já arrecadou 55% do valor total do ano e houve uma diminuição de 2% na inadimplência, comparada ao ano de 2020. Até agora, 25,4 mil cadastros ainda não optaram por nenhuma forma de pagamento.

“A diferença de arrecadação representa um aumento real de 12% sobre o mesmo período no ano passado. Dos valores lançados, ainda existem R$ 19,7 milhões a serem recebidos pelos cofres públicos”, explica Ouriques.

O IPTU é um imposto cobrado de quem tem um imóvel urbano. Pode ser casa, apartamento, sala comercial ou qualquer outro tipo de propriedade. O valor varia de acordo com a avaliação do imóvel.

Todo o dinheiro arrecadado com o IPTU fica no município, sendo que o recurso é revertido para o seu desenvolvimento.

Dívida ativa

O contribuinte que não conseguiu efetuar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano no prazo, ainda pode imprimir as guias de forma on-line. Vale lembrar, que os valores em dívida ativa podem resultar em cobrança administrativa, via órgãos de restrição ao crédito ou Execução Judicial.

Para emitir a guia do imposto, basta acessar o site brusque.atende.net e clicar na opção “Emissão de Guias Dívida Ativa”. Na sequência, selecione os débitos que deseja pagar e clique em imprimir guia. Para realizar o procedimento, é necessário ter em mãos o login e senha do cadastro do contribuinte no site.

Isenção

Os aposentados podem solicitar o benefício de isenção do IPTU. Para isso, ele precisa residir no imóvel e ser o proprietário ou usufrutuário. Sua renda mensal não pode ser superior a R$ 4.173, nem o valor venal do Imóvel superior a R$ 402.449,09.

Os contribuintes que isentaram seu imóvel até 2020 do pagamento do imposto, permanecem com a isenção em 2021 e anos seguintes.

Caso algum contribuinte tenha dúvida sobre o carnê de IPTU pode procurar a Prefeitura de Brusque ou entrar em contato com a Secretaria de Fazenda, pelo telefone (47) 3251-1833.