Prefeitura de Brusque investe em geoprocessamento

Confira a série de vídeos sobre o tema. Ao todo, serão 10 episódios no site e redes sociais da administração municipal

12 de maio de 2021

Prefeitura de Brusque investe em geoprocessamento

Todos queremos viver em uma cidade limpa, segura, com boa infraestrutura e planejamento sustentável para a atual e as futuras gerações. Para isso, a Prefeitura de Brusque investe em geoprocessamento – conjunto de técnicas computacionais, que opera sobre uma base de dados.

Por isso, foi implantado na administração municipal o setor de Geoprocessamento – Geo Brusque. Formado por uma equipe multidisciplinar, o setor é vinculado à Secretaria de Fazenda e Gestão Estratégica.

“O GeoBrusque tornou-se gestor da base de informações e responsável pela implantação e fiscalização dos serviços de Georreferenciamento contratados pelo município. Deste modo, o setor é responsável pelo gerenciamento e construção de um Cadastro Territorial Multifinalitário como uma ferramenta de gestão municipal”, explica a coordenadora do GeoBrusque, Camila da Silva

Com o sistema de Georreferenciamento é possível cadastrar e atualizar as informações do espaço urbano, implementar o sistema cartográfico, tornar mais confiáveis e transparentes as transações imobiliárias e fornecer informações para tomadas de decisão no campo do planejamento urbano e demais setores da administração pública, como saúde, educação e Defesa Civil.

A ferramenta é ideal para o planejamento da cidade, pois cada dado cadastrado passa a ter significado, a partir da relação com sua posição georreferenciada na superfície terrestre.

E se há alguns anos a cartografia (mapas) era em papel, agora todas as informações estão na tela do computador, com maior precisão técnica em relação a escala de definição.

“Nos primeiros mapas, a unidade de medida era de 1/200 mil. Com o avanço da tecnologia e a diminuição dos custos, a escala hoje utilizada em Brusque é de 1 para dois mil. Ou seja, a representação em mapa é muito mais fiel à realidade. E com informações georreferenciadas, ou seja, situadas geograficamente em um mapa, fica mais fácil trabalhar as informações”, explica o arquiteto e urbanista do GeoBrusque, Ricardo Laube Moritz.

Para que a população brusquense conheça o trabalho do Geo Brusque e de que forma ele pode contribuir com a cidade, a Prefeitura de Brusque lança nesta segunda-feira (10) a série de vídeos “Geoprocessamento”.

Ao todo, são 10 episódios que serão disponibilizados no site do Poder Público Municipal, no @prefeituradebrusque no Instagram e no Facebook.

Confira os episódios e acompanhe:

Episódio de Abertura – Geoprocessamento e a evolução da cartografia

Episódio 2 – Geoprocessamento na Prefeitura de Brusque e as ferramentas utilizadas

Episódio 3 – GeoBrusque na prática: Trânsito e Mobilidade

Episódio 4 – GeoBrusque na prática: abastecimento de água

Episódio 5 – GeoBrusque na prática: meio ambiente e sustentabilidade

Episódio 6 – GeoBrusque na prática: Defesa Civil

Episódio 7 – GeoBrusque na prática: infraestrutura e planejamento urbano

Episódio 8 – GeoBrusque na prática: cadastro mobiliário e imobiliário

Episódio 9 – GeoBrusque na prática: Tributação

Episódio 10 – IPTU 2022

Confira o primeiro episódio: