Prefeitura de Brusque inicia operacionalização do projeto Infovias

Iniciativa vai implementar uma rede própria de fibra óptica nos prédios públicos municipais

1 de julho de 2020

Prefeitura de Brusque inicia operacionalização do projeto Infovias

A Prefeitura de Brusque iniciou esta semana a operacionalização do projeto Infovias, que vai implementar uma rede própria de fibra óptica nos prédios públicos municipais. Na manhã desta quarta-feira (1) foi realizada uma videoconferência com representantes das Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. (Celesc) para discutir a viabilidade de compartilhamento de cerca de 3 mil postes, por onde vão passar aproximadamente 200 Km de cabos.

A rede vai abranger 145 pontos, entre escolas, unidades básicas de saúde e outros serviços municipais. Objetivo é melhorar e agilizar os serviços oferecidos à população brusquense.

Licitado em novembro 2019, o projeto Infovias está orçado em R$ 3 milhões. Neste momento, os técnicos trabalham na colocação de brackets e switches (comutadores). Já receberam os equipamentos, o Albergue Municipal, Setram, Vigilância Sanitária, Terminal Urbano, Tiro de Guerra, Terminal Rodoviário, Centro Municipal de Inclusão Digital – CMID (na Arena) e Secretaria de Turismo.

Na sequência, a infraestrutura será disponibilizada no Parque das Esculturas. “Estimamos a instalação de 16 pontos por semana. Primeiro instalamos toda essa infraestrutura nos pontos para receber a fibra. Testamos tudo e no final, após aprovação do projeto pela Celesc, lançamos a fibra nos locais”, explica o diretor de Tecnologia da Informação (TI)I da Prefeitura de Brusque, Franklin Nogueira.

De acordo com ele, após a conclusão dos trabalhos haverá um grande incremento na velocidade de Internet em todos os órgãos públicos. Outro aspecto importante é a possibilidade de instalação de tecnologias como voip, câmeras de segurança, wi-fi em salas de espera, entre outros. Temos prevista também em curto prazo e parceria (a ser firmada) com a Polícia Militar, o cerco digital de Brusque – com câmera OCR para leitura de placas veiculares, para maior segurança”, adianta o diretor.

Para o vice-prefeito Ari Vequi, a diretoria da Celesc entendeu a proposta e logo deve aprovar o projeto encaminhado. “Na reunião de hoje com a diretoria de Florianópolis pedimos que possamos agilizar esse processo, para que o mais rápido possível concluir o projeto e executar o cabeamento da fibra óptica na nossa cidade. Estamos dividindo o trabalho em etapas para facilitar essa liberação”, ressalta.

Avanço tecnológico

Segundo o secretário de Governo e Gestão Estratégica, William Molina, por meio do projeto Infovias Brusque dará um grande passo com a interligação de todos os prédios públicos, mesmo nos pontos mais remotos da cidade. “No período de isolamento, por conta da pandemia, pudemos perceber a importância da comunicação e da conectividade através da Internet. Deste modo, cada passo que damos, no sentido de melhorarmos essa entrega para a comunidade, mais ela vai ser utilizada no futuro”, avalia.

“Isso possibilita que as escolas possam desenvolver metodologias ainda mais aprofundadas com o uso da Internet, por meio de vídeo e outras plataformas que hoje ainda elas sofrem um pouco, em razão da velocidade que é disponibilizada para essas escolas”, acrescenta.

O secretário enfatiza que o monitoramento por câmeras nos espaços públicos, quando viabilizado, vai contribuir para a melhora dos serviços prestados ao cidadão. “A partir do momento que é possível fazer o monitoramento desses espaços, obviamente é possível enxergar quais são as falhas e as deficiências que são apresentadas no atendimento à comunidade. E então apresentar proposta de melhoria nesse atendimento. Acredito no projeto Infovias como um legado que essa gestão deixa para o município de Brusque, no sentido de favorecer o desenvolvimento da tecnologia e da comunicação por rede no nosso município”, conclui Molina.