Prefeitura de Brusque inicia nova fase do projeto Infovias

Iniciativa vai implementar rede própria de fibra óptica nos prédios públicos municipais

21 de janeiro de 2021

Prefeitura de Brusque inicia nova fase do projeto Infovias

A Prefeitura de Brusque inicia, a partir de agora, uma nova etapa do projeto Infovias, que vai implementar uma rede própria de fibra óptica nos prédios públicos municipais. A equipe da empresa vencedora da licitação, Sigma Telecom de Curitiba (PR), já está no município para o lançamento da fibra em cerca de 3 mil postes, compartilhados pelas Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. (Celesc). Serão aproximadamente 200 Km de cabos.

A rede vai abranger 145 pontos, entre escolas, unidades básicas de saúde e outros serviços municipais. Objetivo é melhorar e agilizar os serviços oferecidos à população brusquense.

“Já vínhamos discutindo isso desde quando encaminhamos à câmara a autorização para a contratação da fibra óptica, para integrar todos os setores públicos da nossa cidade, mas havia necessidade primeiro da autorização da Celesc para levar o cabeamento para todas as localidades do município. Essa semana a Celesc nos autorizou. Então, na próxima semana, se o tempo ajudar, já devem começar a levar esse cabeamento para que possamos, até no máximo em agosto, ter o serviço todo pronto de fibra óptica em toda a nossa cidade”, detalha o prefeito de Brusque, Ari Vequi.

De acordo com ele, a instalação da fibra óptica vai dar mais qualidade e transparência ao serviço público “Vai facilitar o acesso às informações, tanto para a população como para a própria administração. É um avanço, um projeto de mais de R$ 3 milhões”, completa.

Após a conclusão dos trabalhos haverá um grande incremento na velocidade de Internet em todos os órgãos públicos. Outro aspecto importante é a possibilidade de instalação de tecnologias como voip, câmeras de segurança, wi-fi em salas de espera, entre outros.

O diretor de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura de Brusque, Franklin Nogueira, comemora a nova etapa do projeto.

“Os técnicos da empresa Sigma Telecom já tinham preparado no ano passado os pontos com a colocação de brackets e switches (comutadores), para agora receber a fibra. É um momento muito feliz, que reescreve a história da comunicação em Brusque”, ressalta.