Prefeitura de Brusque inicia nova fase do projeto Infovias

Iniciativa vai implementar rede própria de fibra óptica nos prédios públicos municipais

BRUSQUE

  21 de janeiro de 2021


Ouça o texto
Prefeitura de Brusque inicia nova fase do projeto Infovias

A Prefeitura de Brusque inicia, a partir de agora, uma nova etapa do projeto Infovias, que vai implementar uma rede própria de fibra óptica nos prédios públicos municipais. A equipe da empresa vencedora da licitação, Sigma Telecom de Curitiba (PR), já está no município para o lançamento da fibra em cerca de 3 mil postes, compartilhados pelas Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. (Celesc). Serão aproximadamente 200 Km de cabos.

A rede vai abranger 145 pontos, entre escolas, unidades básicas de saúde e outros serviços municipais. Objetivo é melhorar e agilizar os serviços oferecidos à população brusquense.

“Já vínhamos discutindo isso desde quando encaminhamos à câmara a autorização para a contratação da fibra óptica, para integrar todos os setores públicos da nossa cidade, mas havia necessidade primeiro da autorização da Celesc para levar o cabeamento para todas as localidades do município. Essa semana a Celesc nos autorizou. Então, na próxima semana, se o tempo ajudar, já devem começar a levar esse cabeamento para que possamos, até no máximo em agosto, ter o serviço todo pronto de fibra óptica em toda a nossa cidade”, detalha o prefeito de Brusque, Ari Vequi.

De acordo com ele, a instalação da fibra óptica vai dar mais qualidade e transparência ao serviço público “Vai facilitar o acesso às informações, tanto para a população como para a própria administração. É um avanço, um projeto de mais de R$ 3 milhões”, completa.

Após a conclusão dos trabalhos haverá um grande incremento na velocidade de Internet em todos os órgãos públicos. Outro aspecto importante é a possibilidade de instalação de tecnologias como voip, câmeras de segurança, wi-fi em salas de espera, entre outros.

O diretor de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura de Brusque, Franklin Nogueira, comemora a nova etapa do projeto.

“Os técnicos da empresa Sigma Telecom já tinham preparado no ano passado os pontos com a colocação de brackets e switches (comutadores), para agora receber a fibra. É um momento muito feliz, que reescreve a história da comunicação em Brusque”, ressalta.

Inscreva-se na newsletter.