Prefeitura de Brusque fecha parceria com a Fiesc para oferta de qualificação profissional e vagas de emprego

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Brusque, por meio do Sine, fechou uma parceria com a Federação das […]

6 de maio de 2021

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Brusque, por meio do Sine, fechou uma parceria com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) para ofertar, de forma gratuita, 50 cursos profissionalizantes na modalidade de Educação à Distância (EAD), além de listar currículos e vagas de emprego.

Brusque é o primeiro município do Estado a ter essa parceria com a plataforma do Movimento Santa Catarina pela Educação, que reúne cursos de capacitação, currículos e vagas de emprego e estágio disponíveis. A parceria foi fechada em reunião realizada, na tarde desta quarta-feira (5), entre o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ademir José Jorge; o diretor do Sine, Waldir da Silva Neto e a interlocutora do movimento Santa Catarina pela Educação no Vale do Itajaí Mirim, Ângela Suavi.

Atualmente o Sine oferta cerca de 400 vagas de emprego semanalmente, mas como explica Ademir, há a preocupação com a qualificação dos profissionais que atuam no mercado para que possam ocupar estas vagas: “Ficamos muito felizes de poder disponibilizar estas vagas de emprego, por outro lado, ficamos preocupados, pois as empresas exigem qualificação. E esta parceria nos ajudará a oferecer cursos gratuitos para que qualquer cidadão possa fazer e estar apto às vagas ofertadas”, reforça.

Neto destaca que muitas vezes o Sine é visto apenas com órgão de entrada de seguro-desemprego, mas que em Brusque tem sido diferente. “Na última semana encaminhamos 990 pessoas para o mercado de trabalho e ficamos muito felizes com isso. Porém, ainda assim, notamos que muitas vagas acabam ficando abertas mais tempo devido à falta de profissionais qualificados”, pontua.

Para Ângela “nós do movimento Santa Catarina pela educação estamos muito contentes, pois além de oferecer empregos para essas pessoas, podemos oferecer também qualificação para que esse profissional chegue mais qualificado no mercado de trabalho”, aponta.

Para ter acesso aos cursos basta acessar https://msce.santacatarinapelaeducacao.com.br na aba Capacite-se. Os cursos de qualificação são oferecidos por parceiros como Google, Instituto Ayrton Senna, Ailos e Sebrae. Os temas incluem competências socioemocionais, língua portuguesa, matemática e inglês voltados para o cotidiano, empreendedorismo, mundo digital, finanças pessoais e tecnologia da informação e comunicação.