Prefeitura de Brusque e força de segurança pública se reúnem para estabelecer estratégias para garantir segurança nas escolas

Encontro reuniu representantes da Prefeitura de Brusque, Câmara de Vereadores, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros

5 de abril de 2023

O poder público municipal, por meio da Prefeitura de Brusque e Câmara de Vereadores, em conjunto com as força de segurança pública, (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros), estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (05) para discutir estratégias para garantir a segurança nas escolas da rede de ensino de Brusque, diante da tragédia ocorrida na vizinha Blumenau.

O prefeito de Brusque, Ari Vequi, o presidente da Câmara de Vereadores de Brusque, André Vechi, comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque, o tenente-coronel Pedro Carlos Machado Júnior, o delegado regional de Polícia Civil, Fernando de Faveri e o comandante do 3° BBM, capitão Rodrigo Gonçalves Basílio, aproveitaram a ocasião para também tranquilizar a população, além de apresentar possibilidades.

O prefeito Ari Vequi destacou que entre as opções discutidas está a vigilância eletrônica. “Nós estamos estudando, é uma das hipóteses, é a instalação de câmeras de monitoramento, mas, primeiramente, gostaria de lamentar tudo isso, solidarizar nossa querida Blumenau, neste momento estamos reunidos com a força de segurança pública, vamos amanhã (quinta-feira,06) fazer outra reunião. Segunda-feira (10) voltará a normalidade nossas escolas, para que possamos dar a nossa população uma certa segurança,” disse.

Vequi disse ainda que há um trabalho conjunto para a retomada das aulas, pedindo a participação da população, principalmente com o monitoramento que já existe nos comércios e residências, principalmente nas áreas que estão próximas às áreas escolares. Para que caso se verifique algo de estranho, a Polícia Militar, por meio do 190, seja comunicada.

Fake news

Todas as autoridades presentes destacaram a importância de a população não divulgar notícias falsas, tendo em vista o pânico e os problemas que as chamadas fake news causam. O prefeito Ari Vequi fez um pedido especial aos brusquenses. “Pedimos a toda população que não transmitam notícias falsas, confiram a fonte, busque ver se a fonte é verdadeira, ver se de fato aconteceu. Sabemos que isso não vem da imprensa oficial, são pessoas que, possivelmente, não usam a própria foto, o próprio CPF, são fakes que ficam jogando este pânico para a população,” destacou.

O delegado regional de Polícia Civil, Fernando de Faveri, também falou sobre o assunto. “A informação sobre jogo é prematura e equivocada, precisa de investigação e demanda tempo. Serenidade é importante acima de tudo,” esclareceu o delegado.

Aulas nesta quinta-feira (06)

Além de debater possibilidades, o encontro serviu para tranquilizar a população, já que nesta quarta (23), 73% dos estudantes não compareceram às escolas. Nesta quinta-feira (06) a rede ensino municipal funciona normalmente, mas os pais estão à vontade quanto a enviar seus filhos para a escola, salientando que as forças de segurança estarão atuantes para garantir a segurança de todos.