Prefeitura de Brusque continua operação de fiscalização conjunta

Ação desta sexta-feira (25) resultou em abordagens e apreensão de mercadorias

25 de junho de 2021

Prefeitura de Brusque continua operação de fiscalização conjunta

A Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Fazenda e Gestão Estratégica (SFGE) em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e o Instituto Brusquense de Planejamento (IBPLAN), com apoio da Polícia Militar (PM), deu continuidade, nesta sexta-feira (25), à operação de força tarefa integrada de abordagem social e ordenamento nas regiões centrais de Brusque. Objetivo da ação é a soma de esforços no enfrentamento ao crescimento do número de pessoas em situação de rua e comércio de ambulantes ilegais.

Visando enfrentar o grande problema social que vem aumentando na cidade, a operação deflagrada no mês de maio realiza abordagens periódicas a moradores em situação de rua, vendedores ambulantes e cuida da questão da permanência em locais públicos sem autorização por longo tempo.

“Hoje (25), a fiscalização fez a abordagem e até a apreensão de algumas mercadorias. Estamos fazendo com que esse tipo de situação não volte mais a acontecer. É um serviço de formiguinha, mas o intuito é coibir em definitivo essa prática”, explica o diretor de receita da secretaria de Fazenda e Gestão Estratégica, Ademir Brehm, coordenador da força-tarefa.

“Essas investidas têm como objetivo evitar que pessoas sem licença de venda de produtos, geralmente pirateados, façam o comércio dessas mercadorias. Isso prejudica o comércio legal e as pessoas que estão passando nas calçadas, porque normalmente esses objetos ficam colocados sobre o passeio e acabam causando algum tumulto na passagem das pessoas. E também, a questão dos ambulantes que ficam vendendo nos sinaleiros, que além de causar transtorno, existe o próprio risco a sua segurança física, devido ao movimento de veículos”, acrescenta o secretário de Fazenda e Gestão Estratégica, William Molina.

Com a força-tarefa o Poder Público espera diminuir o comércio ilegal e consequentemente, diminuir o número de pessoas que vêm à Brusque praticar esta atividade. Ainda, pretende encontrar uma solução pacífica para solucionar a questão dos moradores em situação de rua.