Prefeitura de Brusque abre Centro de Triagem para suspeitos com coronavírus

Espaço vai funcionar na nova área gastronômica do Pavilhão da Fenarreco de segunda à sexta-feira, entre 7h e 19h.

21 de março de 2020

Prefeitura de Brusque abre Centro de Triagem para suspeitos com coronavírus

A prefeitura de Brusque abre nesta segunda-feira (23) o Centro de Triagem para Sintomáticos Respiratórios destinado a pacientes com suspeita do coronavírus. O espaço vai funcionar na nova área gastronômica do Pavilhão da Fenarreco de segunda à sexta-feira, entre 7h e 19h.

O local possui ampla ventilação, lavatórios e as cadeiras de espera estão estrategicamente separadas por uma distância de dois metros. Os consultórios, onde seis médicos vão se revesar em dois turnos, também já foram preparados para atender todas as recomendações epidemiológicas, impedindo ao máximo a proliferação do vírus. A estrutura inclui ainda enfermeiros, técnicos em enfermagem, servidores administrativos e auxiliares de serviços gerais. Ambulâncias do SAMU e da Prefeitura ficarão a disposição para casos de remoção. Um posto avançado de distribuição de medicamentos destinados as doenças relacionadas e prescritas, também vai funcionar.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde de Brusque, Humberto Fornari, a abertura do Centro de Triagem atende a estratégia de combate a pandemia no município. “É mais uma tentativa de isolar pacientes com doenças virais e bacterianas, que não sejam associadas aos diagnósticos pulmonares. O Centro de Triagem vai atender entre 7h e 19h sem fechar para o almoço. No início de segunda a sexta-feira. No decorrer da semana vamos avaliar a necessidade de abrir também nos finais de semana”, informa.

Para ser atendido o morador de Brusque deve ter em mãos um documento de identidade com foto. É recomendado que leve também o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

CAPACITAÇÃO

Na tarde desta sexta-feira (20) os servidores que atuarão no Centro de Triagem, participaram de uma reunião de capacitação e orientação sobre os protocolos a serem seguidos. Como algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão fechadas, profissionais estão sendo transferidos para o novo serviço, que não tem data para ser fechado.