Prefeitura cria Comitê Técnico de Gestão da Crise Hídrica

A região de Brusque registra uma das estiagens mais severas dos últimos anos. Diversos municípios catarinenses já enfrentam sérios problemas […]

8 de maio de 2020

Prefeitura cria Comitê Técnico de Gestão da Crise Hídrica

A região de Brusque registra uma das estiagens mais severas dos últimos anos. Diversos municípios catarinenses já enfrentam sérios problemas de abastecimento. Por conta disso, a Prefeitura de Brusque criou nesta quinta-feira (7) o Comitê Técnico de Gestão da Crise Hídrica.

Participam do comitê junto com o Samae, a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Brusque e a Secretaria de Governo e Gestão Estratégica.

“O comitê foi criado e já está em funcionamento. Na primeira reunião discutimos ações estratégicas para mitigar os impactos da estiagem no nosso município”, explica o diretor presidente do Samae, Dejair Machado.

Orientação⁣

⁣⁣O Samae orienta a população para que faça uso da água potável de forma racional. É possível reduzir o consumo com cuidados simples no dia a dia, como: fechar a torneira enquanto ensaboa as mãos ou escova os dentes, reduzir o tempo de banho, varrer calçadas em vez de lavá-las, eliminar vazamentos, juntar a quantidade de roupa compatível com a capacidade da lavadora, reutilizar água quando possível, entre outras ações colaborativas.