Prefeitura assina contrato de financiamento de R$ 15 milhões para construção de pontes

Contrato de Brusque é o primeiro Finisa da Caixa a ser assinado em Santa Catarina em 2022

14 de fevereiro de 2022

Ampliar a infraestrutura viária para habilitar a cidade de Brusque para o futuro. Com este objetivo, o prefeito Ari Vequi recebeu em seu gabinete, nesta segunda-feira (14), a visita de dirigentes da superintendência estadual da Caixa Econômica Federal. O encontro serviu para a assinatura do primeiro contrato do Finisa, uma linha de crédito de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público, fechado pela Caixa com uma prefeitura catarinense neste ano de 2022. Os recursos, da ordem de R$ 15 milhões, serão destinados à construção de duas pontes, na primeira etapa da ligação da Avenida Beira-Rio com o bairro Dom Joaquim.

Para o prefeito Ari Vequi, a celebração do contrato é resultado de meses de estudos e de planejamento. “A assinatura do convênio vem após quase um ano de trabalho sobre o projeto da primeira etapa da Avenida Beira-Rio, em direção ao bairro Dom Joaquim”, celebra.

Ele explica que, nesta primeira etapa, a obra começa próximo à APAE, à Ponte do Maluche, e prevê uma ligação com a ponte, atrás do bairro Maluche, ligando aos bairros Guarani e Rio Branco, para futuramente chegar à Beira-Rio. “É uma obra de R$ 15 milhões, envolve uma ponte atrás do Maluche, no valor de R$ 9 milhões, mais a sua infraestrutura, os acessos, e também uma ponte na DJ 03, no Dom Joaquim, que há muito tempo está para ser construída. Esta é uma ponte menor, mas que também está abraçada no projeto”, salienta.

Além de permitir mais um importante investimento na ampliação da mobilidade urbana da cidade, a assinatura do contrato de financiamento formalizada nesta tarde também é significativa para a Caixa Econômica Federal.

Segundo o superintendente de Rede da Caixa, Fernando Henrique Einsfeld, é muito importante e gratificante para a Caixa estar assinando em Brusque o primeiro contrato de Finisa no estado de Santa Catarina no ano de 2022. “Foi uma construção feita a muitas mãos e por isso, a Caixa parabeniza toda a equipe da prefeitura, que correu atrás.. Com muito trabalho de ambas as partes, prefeitura e Caixa, conseguimos o viabilizar”.

Ele explica que do montante global do atual contrato, só neste ano, está prevista a liberação de R$ 10 milhões, ficando os outros R$ 5 milhões para o ano que vem. “E prevemos muitas obras de infraestrutura no município, pois já temos expectativa para a assinatura de mais um contrato”, encerra. Além dele, participou da reunião com Ari Vequi e assinou o convênio o superintendente executivo de Governo da Caixa, Edinei Celestino.

O Finisa é uma linha de crédito oferecida pela Caixa exclusivamente ao setor público, voltada a investimentos em infraestrutura, mobilidade, equipamentos, iluminação e construção de prédios, como escolas, creches, hospitais, entre outros.