Prefeito participa de encontro sobre segurança e pede reforço no efetivo ao comandante estadual da PM

Ari Vequi enalteceu o trabalho da corporação na cidade e requisitou a vinda de mais policiais militares

31 de agosto de 2021

Na noite de segunda-feira, 30, a Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindilojas realizaram novo encontro para debater a segurança pública da cidade. O Prefeito Ari Vequi esteve presente no evento, que contou com a presença do Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Cel. Dionei Tonet.

O prefeito de Brusque, Ari Vequi, enalteceu o bom trabalho desenvolvido pela corporação na cidade, apesar do quadro de pessoal reduzido, graças ao apoio do município e do empresariado local, que “contribuem decisivamente para a estruturação do trabalho da força de segurança, com câmeras de monitoramento e recursos para viaturas, equipamento e armamento”.

Vequi, então, aproveitou a presença do Cel. Dionei Tonet para falar sobre a contribuição do município no cenário estadual, ao destacar que a cidade é a nona economia catarinense. E que, em razão de sua importância, a cidade volta a reivindicar a ampliação do número de efetivo militar, a fim de garantir maior segurança à população brusquense. “Falta pessoal e precisamos aumentar o efetivo”, resumiu o prefeito, ao ressaltar que, “quanto mais segura, mais atrativa a nossa cidade será para investimentos, o que é benéfico para a economia do estado”.

O presidente da CDL/Brusque, Fabrício Zen reforçou o pedido de tratamento isonômico no que diz respeito à distribuição de policiais militares nas cidades catarinenses. “Queremos um tratamento igualitário em relação aos outros municípios”, frisou. De acordo com Fabrício Zen, hoje Brusque possui um policial militar para cada grupo de 1.700 habitantes, enquanto há cidades catarinenses onde a proporção é de um PM para cada 500 a 600 habitantes. Zen revelou que hoje, a cidade tem 82 policiais militares nas ruas e que a expectativa das entidades representativas da sociedade é de que este número chegue a pelo menos 140.

Para o comandante geral da PMSC, Cel. Dionei Tonet, é perceptível o senso de comunidade em Brusque, onde a comunidade se organiza em busca da realização de seus objetivos. O comandante reconheceu que a cidade tem razão em seu pleito. “Estamos trabalhando para trazer o equilíbrio nas forças de segurança, melhorando as condições de trabalho do efetivo e, principalmente, a presença de atuação em toda a região”.

Participaram, ainda, do encontro, o deputado estadual Cel. Mocellin, Presidente da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), além de empresários e autoridades políticas regionais.