Prefeito participa de apresentação sobre Mapeamento do Ecossistema de Inovação de Santa Catarina

Projeto foi lançado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e executado pela Acafe

17 de março de 2022

O prefeito Ari Vequi participou, na manhã desta quinta-feira (17), no Centro Universitário de Brusque (Unifebe), da apresentação do projeto de Mapeamento do Ecossistema de Inovação de Santa Catarina. Estiveram presentes no ato o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon, e o assessor institucional e governamental da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e coordenador da plataforma ON, Adriano Rodrigues.

Na apresentação, Estado e Acafe mostraram como as universidades comunitárias contribuirão para a execução do mapeamento, que estará disponível em uma plataforma. O objetivo é possibilitar que empreendedores ou gestores públicos sejam mais assertivos em seus investimentos e ações, já que será possível saber onde há equipamentos de pesquisa e desenvolvimento, startups, pesquisadores ou programas de Governo adequados para resolver seus desafios de inovação.

O secretário de estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon, explica que a plataforma conecta Santa Catarina. “A Unifebe, junto com a Prefeitura, tem trazido a Santa Catarina grandes conhecimentos. E essa plataforma nada mais é do que a união desses conhecimentos a favor do crescimento do estado, um conjunto de tudo o que foi feito e do que ainda pode ser feito em Santa Catarina”.

Segundo ele, no ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) do estado foi maior do que o da China. “Isso é a prova de que todos os catarinenses e o governo fizeram mais do que o esperado, do que se tinha como expectativa. Em média, crescemos muito mais do que o Brasil e mais do que a média dos estados brasileiros. Esse conhecimento, queremos trazer numa plataforma, de forma a potencializar ainda mais o nosso crescimento”, sustenta Luciano Buligon.

Para o prefeito Ari Vequi, é extremamente bem-vinda a ferramenta que o Sistema Acafe está produzindo para o estado, para que se possa integrar toda a rede, não só das universidades, mas toda a rede de tecnologia e de inovação do estado catarinense.

“E Brusque vai estar inserida nesse contexto. Nosso centro de inovação está próximo a ser inaugurado, acredito que em mais um ano o tenhamos também. Mas não só o centro de inovação, mas as universidades, prefeituras, entidades de classe. Poder reunir tudo em uma única plataforma, com certeza, vai ajudar a fomentar ainda mais o desenvolvimento de Santa Catarina”, completa Ari Vequi.