Prefeito, ministro e senador entregam obra de macrodrenagem da João Bauer e Felipe Schmidt

Trabalhos incluíram o recapeamento asfáltico das ruas e receberam recursos federais de R$ 4 milhões

14 de junho de 2022

Ato que contou com as presenças do Ministro de Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira; senador Jorginho Mello, prefeito Ari Vequi e outras autoridades locais, regionais e estaduais, marcou a entrega oficial das obras de macrodrenagem e recapeamento da bacia das ruas Felipe Schmidt e João Bauer, no Centro. Os trabalhos envolveram o desassoreamento e a implantação de galerias pluviais.

O prefeito Ari Vequi destaca a importância da obra, que recebeu recursos de mais de R$ 4 milhões, só em financiamento da Caixa e do Ministério da Integração, e que vai prevenir alagamentos na região central. “Hoje, temos a alegria de contar com o ministro de Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, na nossa cidade e o senador Jorginho para entregar essa obra que é, em parte, do governo federal e que vai melhorar significativamente a qualidade de vida dos moradores da região contemplada, especialmente quando há a ocorrência de muitas chuvas”.

No complemento das obras de melhorias na região central da cidade, além da etapa custeada pelo governo federal e entregue oficialmente nesta terça-feira, segundo o prefeito, deve ser concluídos, ainda nesta semana, os trabalhos de de pavimentação asfáltica das ruas Sebastião Belli, vereador Guilherme Niebuhr, Gustavo Krieger e Rodolfo Victor Tietzmann, vias transversais à João Bauer, com investimentos do próprio município na ordem de R$ 574 mil. “É uma obra de mais de 20 anos aguardada pela comunidade. A qualidade do serviço é muito boa, e a rapidez da empresa também foi ótima”, resume.

Para o senador Jorginho Mello, “uma obra como essa, feita aqui com o prefeito Ari, não aparece, mas sua importância é extraordinária para Brusque. Santa Catarina sofre com enchentes, infelizmente, vem ano e passa ano e temos essa dificuldade, principalmente por conta da nossa geografia. Obras estruturantes como estas, impactam, melhoram a segurança e patrimônio das pessoas, e principalmente evitam enxurradas. São obras transparentes, você não vê, mas que são mais importantes, muitas vezes, do que obras que se apresentam gigantescas”, completa.

O ministro de Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, também reforça que, apesar de ser uma obra considerada invisível, pois fica abaixo do asfalto e que por isso mesmo muitos políticos não querem fazer, essa ação de drenagem traz um benefício muito rapidamente depois de pronta. “O país passa por um momento em que o Orçamento Geral da União está escasso, então o presidente pediu para concentrarmos os recursos nas obras que já estão em andamento, e antes de começarmos uma nova devemos terminar as obras que estão em andamento, como é o caso dessa de Brusque, que foi contratada em 2010 e estava paralisada”, finaliza.