Prefeito e vice prestigiam Conferência de Pedro Simon, na Câmara de Vereadores

Evento foi realizado na noite de segunda-feira (12) e reuniu autoridades de toda a região

12 de novembro de 2019

Prefeito e vice prestigiam Conferência de Pedro Simon, na Câmara de Vereadores

Um resgate da história política do Brasil. Assim foi a participação do ex-senador e ex-governador do Rio Grande do Sul na Conferência Magna realizada na noite de segunda-feira (11), na Câmara de Vereadores de Brusque. O evento teve como tema “130 anos de República, um depoimento para a história”.

Por mais de 90 minutos, o conferencista falou sobre os principais acontecimentos políticos do país, da ditadura a conquista da democracia. Contou sobre conversas e articulações realizadas nos bastidores e mencionou o seu relacionamento com diversos presidentes, como Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor de Mello, José Sarney e Itamar Franco, que considera uma das melhores gestões até o momento.

Também contou sobre os desafios enfrentados como coordenador nacional do Movimento Diretas Já, em 1984. E recordou a morte de Tancredo Neves e as incertezas vividas em Brasília naquela oportunidade.

Simon ainda criticou a Justiça Brasileira e a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que derrubou a prisão em segunda instância, culminando na soltura de Lula da prisão. De acordo com ele, a decisão agora está nas mãos do Congresso Nacional, por meio da votação de uma Proposta de Emenda Constitucional.

“Para Brusque foi uma grande satisfação receber o ex-senador Pedro Simon, político que ao longo de seus quase 90 anos tanto contribuiu para o desenvolvimento do nosso país. O Poder Executivo agradece aos organizadores desta Conferência pela oportunidade de ouvir esse grande estadista”, destaca o prefeito Jonas Paegle.

Para o vice-prefeito Ari Vequi, que entregou uma placa de homenagem a Simon durante o evento, a Conferência foi um momento histórico para Brusque e região. “A população brusquense compareceu e lotou a Câmara de Vereadores para prestigiar a palestra do ex-senador Pedro Simon, que por meio de sua história de vida compartilhou conosco um novo olhar sobre a democracia e a história do nosso país”, afirma.

No mesmo dia, os representantes do Executivo brusquense também participaram de um almoço em homenagem ao estadista, realizado na Sociedade Esportiva Bandeirante.

Os eventos fazem parte da programação do Ciclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas 2016/2020, realizado por diversas instituições brusquenses e idealizado pelo historiador, Paulo Vendelino Kons.