Prefeito de Brusque visita Festa della Repubblica em Brusque

Ação no Plaza Rivel foi organizada pelo Instituto Crespi e Comitê dos Italianos do Exterior

1 de junho de 2022

Prefeito de Brusque visita Festa della Repubblica em Brusque

No dia 02 de junho é comemorada a Festa della Repubblica na Itália. Trata-se da data mais importante para a história italiana, que marca a escolha da forma governamental do país após a Segunda Guerra Mundial e a queda do fascismo.

Com sua forte colonização, Brusque também está comemorando os 76 anos de implantação do regime republicano na Itália com comemorações que ocorrem no período de 31 de maio a 05 de junho no Plaza Rivel. O local, inclusive, recebeu decoração típica, muito queijo e vinho, e músicas típicas com os cantores Deco Dalponte e Bruno Moritz.

A abertura da programação, nesta terça-feira (31), contou com a presença do prefeito Ari Vequi e começou com a apresentação do livro “L’immigrazione italiana nel Sud di Santa Catarina”, ou “Colonia Azambuja”, escrito pelos autores Eusébio Pasini Tonetto, Idemar Ghizzo e Lenir Pirola. Falando em nome dos criadores da publicação, Ghizzo contou um pouco sobre a elaboração da obra e fez sessão de autógrafo com os presentes.

Na sequência, foi reproduzido o documentário “A imigração italiana no Sul de Santa Catarina”, que mostra a situação dos antepassados de italianos migrando para o Brasil.

A celebração da Festa della Repubblica em Brusque é uma promoção do Instituto Crespi e do Comitê dos Italianos do Exterior (Com.IT.ES), que incluiu a cidade nas ações futuras da entidade, conforme revela o membro do comitê, Newton Patrício Crespi. “Dia 16 de julho, Brusque receberá um dos primeiros encontros de comitês de fora da circunscrição na capital, e a primeira reunião dos conselheiros do embaixador também será na cidade”.

Segundo ele, a forte colônia de italianos na região é o fato motivador da vinda de eventos para Brusque. “Estamos conseguindo trazer bastante coisa e muitas novidades para os descendentes Italianos de Brusque e região. Em breve, acho que o pessoal não precisará mais se deslocar para Curitiba para fazer a cidadania para retirar o seu passaporte, que poderá ser feito em Florianópolis e Blumenau, e quem sabe daqui um tempo, em Brusque também”, projeta Crespi.

História

Durante os dias 02 e 03 de junho de 1946, foi realizado um referendo institucional para os italianos decidirem a forma governamental do país, após o fim da Segunda Guerra Mundial e a queda do fascismo. Com o resultado, o país saiu do regime monárquico para a República. Desde então, a data de 02 de junho é feriado nacional, considerada como o dia da República na Itália.