Prefeito de Brusque conhece tratamento precoce e preventivo contra Covid-19 em Porto Feliz (SP)

Ari Vequi determinou o início de estudos para implantar projeto-piloto semelhante em Brusque. Empresário brusquense vai iniciar campanha de arrecadação para a compra de medicamentos

29 de janeiro de 2021

O prefeito de Brusque, Ari Vequi, cumpriu a agenda na cidade de Porto Feliz (SP) nesta sexta-feira (29) onde a convite do empresário Luciano Hang foi recebido por Antônio Cássio Habice Prado, que é prefeito e médico da cidade.

O município do interior paulista tem cerca de 53 mil habitantes e é referência nacional no tratamento precoce e preventivo da Covid-19, fazendo uso de protocolos de medicação, conforme a fase da doença. Também são levadas em consideração as comorbidades e outros fatores clínicos de cada paciente. Assim como Brusque, que possui o Centro de Triagem para Sintomáticos Respiratórios, Porto Feliz criou a Unidade Sentinela, integrada ao hospital Santa Casa de Misericórdia, onde os pacientes infectados passam por tomografias no início e no meio do tratamento.

Segundo Vequi, a integração dos aparatos de saúde de Brusque nesta visita foi fundamental para ampliar as ações de combate a doença. “Além do atual e do ex-secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza e Humberto Fornari, respectivamente, também participaram da visita o médico infectologista da rede municipal, Ricardo Freitas, e os representantes dos hospitais Azambuja e Dom Joaquim. Todos puderam conhecer as experiências de Porto Feliz”, comenta o prefeito.

Cássio Prado explica que a cidade faz o tratamento precoce desde o início de abril do ano passado, com vários medicamentos, que têm apresentando excelentes resultados. “Com essa iniciativa, tivemos um baixo índice de internações clínicas e na Unidade de Terapia Intensiva. Nosso índice de letalidade em decorrência do coronavírus é muito baixo, tanto em nível regional, como estadual e nacional”, esclarece.

Durante o encontro, o prefeito Ari Vequi determinou que a Secretaria de Saúde inicie estudos para implantar um projeto-piloto, em localidades onde há maior incidência de coronavírus, visando atuar de forma preventiva e precoce como Porto Feliz.

Campanha em favor da saúde

Já Luciano Hang, aproveitou a visita para iniciar uma campanha do qual denominou “empresários em ação, contra a Covid-19 e em favor a vida”. Seu objetivo é fazer uma grande arrecadação de valores, os quais serão destinados exclusivamente para a compra de medicamentos dos quais serão doados a Prefeitura de Brusque.

“Quero fazer um apelo ao empresariado da nossa cidade ou qualquer pessoa física que queria contribuir com qualquer quantia em dinheiro, para a aquisição dos remédios para o tratamento precoce e preventivo. Com isso, vamos implementar as ações que deram certo em Porto Feliz”.

Luciano Hang disponibilizou uma conta no banco Santander: agência 1636, conta-corrente 01003085-3. Para depositar ou transferir é necessário informar o CPF: 516.814.479-91.