Prefeito de Brusque apresenta ações dos 100 dias de governo

Para Ari Vequi, avaliação é positiva e gestão da pandemia é prioridade da administração

12 de abril de 2021

Prefeito de Brusque apresenta ações dos 100 dias de governo

O prefeito de Brusque Ari Vequi apresentou na tarde desta segunda-feira (12) o balanço dos 100 primeiros dias de Governo em todas as áreas. O evento, que reuniu os secretários das principais pastas da administração e representantes da imprensa, foi realizado no Salão Nobre da Prefeitura e cumpriu todos os protocolos de prevenção ao Coronavírus. O vice-prefeito, Gilmar Doerner, cumpria agenda em Florianópolis (SC) e não pôde participar da coletiva.

Para o chefe do Executivo, a avaliação do primeiro trimestre foi positiva. “A avaliação é muito positiva. Cumprimos com o que nos comprometemos fazer e demos continuidade aos pilares do início da administração e vamos continuar agindo desta forma”, destaca.

De acordo com ele, as principais dificuldades até agora são em decorrência da pandemia, considerada a prioridade da gestão. “A principal dificuldade é a saúde. Nós já encaminhamos para a Câmara um projeto de Lei suplementar destinando R$ 2 milhões à mais para a saúde, principalmente, para compra de teste e de mais tomografias. Todas essas questões, que envolvem a rede hospitalar. Mantermos aberto o hospital Dom Joaquim, ampliamos e implantamos o atendimento na Limeira e também no Maluche, para desafogar a portaria do Hospital Azambuja, e graças a Deus deu certo. Diminuímos nas últimas semanas o atendimento do centro de triagem. Mas temos que cada dia mais pedir o distanciamento, a questão do uso de álcool em gel, para que possamos com a vacinação vencer a pandemia. Acredito que é o grande avanço que teremos nesse momento e não depende de nós, depende do governo Federal e Estadual. Quando ela chega vocês veem como estamos fazendo. Já estamos em 65 anos, enquanto muitas cidades não chegaram ainda. Vamos continuar fazendo com que a população seja vacinada. Com certeza, a prioridade número um é o combate ao coronavírus. Já geramos emprego mesmo na pandemia, agora com certeza, a hora que ela passar nossa cidade voltará a um grande desenvolvimento econômico e a um grande crescimento”, afirma.

O prefeito também anunciou a contratação 10 médicos por meio de concurso público. “Fizemos vários processos seletivos e não apareceram profissionais. Então vamos contratar médicos, 20 horas através de concurso”, frisa.

Durante o evento Vequi detalhou o andamento de todas as obras realizadas e planejadas pela administração municipal, com destaque para a continuação da Beira Rio Margem Esquerda e o projeto de prolongamento da Beira Rio sentido Dom Joaquim. Também comentou que foi finalizado o projeto e encaminhado para licitação a obra de Macrodrenagem na bacia das ruas João Bauer e Felipe Schmidt. Bem como, está em elaboração o projeto executivo que contempla uma nova via entre a rodovia Antônio Heil e a Beira Rio Margem Direita (proximidade da Auto Eletro Baterias) com a construção de uma ponte.

“Do Maluche ao Guarani está bem encaminhada a conversação com a Caixa Econômica Federal, para um valor de R$ 15 milhões. Não sabemos ainda o valor da ponte, fica na faixa de R$ 7 ou 8 milhões. Falta finalizar o projeto e o restante será utilizado na via, para fazer a ligação Maluche. Assim que vier de Itajaí vai chegar ao Guarani, ao Rio Branco, aquela região até a Guabiruba. O prefeito e o vice já vieram conversar conosco, porque ali tem um acesso pelo Guarani ao município de Guabiruba, e eles estão muito interessados em ver esse projeto, para a gente desafogar principalmente o morro do Souza Cruz, a parte da rotatória da Apae, onde hoje há um grande movimento com muitos acidentes”, detalha.

Sobre a Educação e os cuidados com alunos e servidores, Vequi destacou a atuação da Secretaria com o cumprimento dos protocolos e a distribuição de EPIs. “Havia uma discussão que com o retorno das aulas a cidade ficaria toda infectada. Não houve, não aconteceu. As escolas estão funcionando, não normalmente, porque estão com 50%, mas eu tenho conversado muito com a população e a maioria está satisfeita. Assim como na saúde, as pessoas agradecem pela vacina, pelos medicamentos. Então, para mim é gratificante”, conta.

Doação

Durante a coletiva, o prefeito comentou sobre a doação de 500 mil cápsulas suplemento alimentar (Vitamina C, D e Zinco) da marca Imufort. “É uma iniciativa da classe empresarial brusquense, para doar para a população, já que o município não tem referência para comprar, então nós não compramos”, explica.

Segundo Vequi a distribuição será realizada por meio da Unidade Móvel, na Vila Schlösser (estacionamento da Unasselvi) e nos bairros – conforme agenda divulgada semanalmente pela Secretaria de Saúde.

Confira abaixo, a apresentação na íntegra.