Prefeito assina ordem de serviço do Canal Extravasor da Beira Rio Dom Joaquim

Ari Vequi também anunciou início da construção da nova ponte do Centro e atualizou informações da obra da Antônio Heil

1 de setembro de 2022

Prefeito assina ordem de serviço do Canal Extravasor da Beira Rio Dom Joaquim

Coletiva de imprensa do prefeito Ari Vequi no fim da manhã desta quinta-feira (01), em seu Gabinete, marcou a assinatura da ordem de serviço para a execução da obra terraplanagem do canal extravasor da Avenida Beira Rio, margem direita e esquerda, sentido Dom Joaqui, nos bairros Maluche e Rio Branco. A ação estrutural deve ser desenvolvida em oito meses, ao valor de pouco mais de R$ 4 milhões.

No ato, o prefeito também divulgou o início dos trabalhos de construção daquela que será, em extensão, a maior ponte da cidade de Brusque. A nova travessia do Centro vai ligar a Rodovia Antônio Heil à João Bauer e tem previsão de estar concluída em 18 meses, com investimento próximo de R$ 23 milhões.

O encontro serviu, ainda, para o prefeito atualizar informações sobre o andamento das obras de revitalização e implantação da terceira faixa no trecho urbano da Rodovia Antônio Heil.

Canal Extravasor da Beira Rio

A assinatura da Ordem de Serviço Nº 021/2022 contempla a Execução de Obra de Terraplanagem de Canal Extravasor da Av. Beira Rio, Margem Direita e Esquerda, sentido Dom Joaquim nos Bairros Maluche e Rio Branco.

Os trabalhos vão ser efetuados pela empresa CR Artefatos de Cimento Ltda, de Itajaí, vencedora da concorrência 007/2022, com prazo de oito meses. Nesta benfeitoria, o investimento total está orçado em R$ 4.076.162,12.

“Hoje é um marco para Brusque. Iniciamos uma obra que já está parada há muitos anos. Limpeza, terraplanagem, desapropriações precisaram ser feitas para que a obra possa acontecer, para que a camada asfáltica aconteça”, analisa Ari Vequi sobre o novo Canal Extravasor.

A Secretária da Secretaria de Infraestrutura Estratégica, Andrea Patricia Volkmann, explica o que ocorre neste início das obras. “Nesta primeira etapa, a limpeza será feita nos terrenos que serão utilizados para a Beira Rio. Troca de solo também precisa ser feita em alguns locais. Um trecho será realizado na margem esquerda e outro na margem direita. Temos ligação com o bairro Rio Branco e Guarani”, finaliza.

Nova Ponte do Centro

Outra importante ação de mobilidade urbana já iniciada é a construção da nova Ponte do Centro, que vai ligar a Rodovia Antônio Heil à João Bauer.

Apenas nesta estrutura, vão ser investidos R$ 22.987.932,06. A ligação vai ter dimensão de 121,05 x 17,50m e área de 2.126,25m2. Em extensão, esta será a maior ponte da cidade. “Nesta fase inicial de infraestrutura, os trabalhos estão concentrados na montagem das ferragens para as fundações e das vigas iniciais da nova travessia”, explica Andrea.

O prazo previsto para a execução do serviço é de 18 meses, a cargo da empresa Itaúba Incorporações e Construções Ltda, de Curitiba (PR), vencedora do processo licitatório 033/2022, Regime Diferenciado de Contratação 001/2022, que versa sobre o projeto executivo de engenharia e execução de obra sobre o Rio Itajaí Mirim.

Antônio Heil

A coletiva também serviu para o prefeito fazer uma atualização acerca do andamento das obras de revitalização e implantação da Terceira Faixa no trecho urbano da Rodovia Antônio Heil. A obra, desenvolvida em parceria com o Governo do Estado, está em fase de asfaltamento da primeira etapa, compreendida entre a igreja e o cemitério do bairro Santa Terezinha.