Prefeito Ari Vequi participa de reunião para discutir medidas de segurança nas escolas

Encontro organizado pela Associação de Municípios do Vale Europeu ocorreu em Blumenau

14 de abril de 2023

Na tarde desta quinta-feira (13), o prefeito de Brusque, Ari Vequi, esteve reunido com os prefeitos da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve), para discutir medidas de segurança nas escolas municipais. O encontro teve a participação de diversos prefeitos e cada um pode trazer demandas e ideias para serem debatidas em conjunto.

Rondas no entorno das escolas, agentes de segurança escolar, câmeras de monitoramento, botão de alarme, controle de acesso, treinamento de profissionais e a construção de um protocolo regional de segurança escolar foram alguns pontos levantados pelos gestores.

“Compreendemos a realidade de cada município e respeitamos as decisões dos gestores, mas, em conjunto, estamos buscando alternativas que possam abranger a maioria dos municípios sem interferir na autonomia da gestão. Em comum, temos o fortalecimento de ações de prevenção e reforço imediato na segurança das escolas”, relata o presidente da Amve e prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.

Ações em Brusque

Desde a ocorrência registrada em Blumenau no começo deste mês, a prefeitura de Brusque iniciou estudos e formas de evitar situações semelhantes no município. Orientações e formações estão sendo aplicadas aos profissionais de educação municipal. A mais recente,”Ameaça Ativa”, foi desenvolvida nesta quinta-feira (13), em parceria com a Polícia Militar. E objetivou orientar os profissionais da Rede Municipal de Ensino de Brusque para que saibam como agir, o que fazer, em um momento de ameaça a uma unidade educacional, seja ela escola ou creche.

Outras medidas também já foram estabelecidas. Em breve as escolas devem receber o Botão de Alarme e câmeras de monitoramento. O botão de alarme se constitui em um sistema de alerta, uma tecnologia que aproveita o sistema Infovias, que recebeu investimentos do município de R$ 3 milhões, a ser instalado em todas as 61 unidades que compõem a Rede Municipal de Ensino. Ao utilizar o kit Arduíno, ao menor sinal de perigo na unidade, o botão é acionado e por meio de aplicativo, o aviso chega a uma central instalada na Secretaria de Educação, que se encarrega de acionar as autoridades competentes.

Além disso, Brusque deve criar uma rede de proteção ao redor das unidades, assim como a Rede de vizinhos, para que as pessoas possam verificar alguma coisa diferente, e neste caso, que avisem a comunidade escolar. E ainda, a Secretaria de Educação já iniciou o levantamento em toda a rede escolar, para avaliar o cercamento das unidades municipais de educação.