Prefeito Ari Vequi entrega cartas de reivindicações ao governador Carlos Moisés

Chefe do executivo de Brusque esteve em compromissos oficiais na capital do estado, onde recebeu a notícia que o edital de duplicação da rodovia Ivo Silveira deverá ser publicado ainda em 2021. Posse do novo presidente da ALESC também estava na agenda

2 de fevereiro de 2021

Prefeito Ari Vequi entrega cartas de reivindicações ao governador Carlos Moisés

O prefeito de Brusque, Ari Vequi, cumpriu agenda em Florianópolis na tarde desta segunda-feira (1º). Em audiência com o governador Carlos Moisés, na casa da Agronômica, entregou uma série de reivindicações para a cidade e, também, demandas de interesse regional.

A principal pauta foi a duplicação da rodovia Ivo Silveira (SC 108) que liga Brusque a Gaspar. Segundo o prefeito, houve a confirmação do governador que o edital para o início das obras deve ser lançado ainda em 2021.

“Acompanhado do deputado Jerry Comper, o governador ser mostrou muito atento aos pleitos da cidade e demonstrou interesse em lançar o edital de licitação para a tão esperada obra de duplicação da rodovia Ivo Silveira neste ano. Os demais assuntos, deverão ser conduzidos juntos com Brasília, uma vez que dependem da interferência nacional”, frisa o prefeito.

Vequi solicitou a autorização do governo estadual para que sejam feitas obras de melhorias, com orçamento municipal, nas imediações da rua Libério Benvenutti, permitindo que o retorno provisório implantado no viaduto da Irmãos Fischer, seja permanente, possibilitando os motoristas utilizarem a margem direta da Beira-rio para acessar a rodovia SC 486, ou interligar a Antônio Heil com o centro da cidade.

Também foi reivindicado a recuperação da rodovia Pedro Merízio, entre os bairros Souza Cruz e Dom Joaquim, via utilizada como acesso principal à cidade de Botuverá (e acesso secundário de Guabiruba), que registra diariamente congestionamentos e a presença constante de caminhões. “Atualmente o estado está sem licitação para obras de manutenção, mas acreditamos que em breve, esta demanda esteja resolvida”, comenta.

A implementação da alça e o novo trevo no entroncamento da rodovia Antônio Heil com a BR 101, onde diariamente são registrados congestionamentos foi outro tema do encontro. O prefeito também solicitou estudos para o aumento de velocidade na SC 486 (atualmente em 80 km por hora), respeitando pontos onde há travessia urbana.

Ari Vequi levantou ainda a pauta da rodovia Gentil Batistti Archer (SC 108), que liga Brusque à São João Batista e Nova Trento. Como boa parte de sua extensão não possui acostamento e apresenta muitos trechos com declives e aclives, foi solicitado a implantação da terceira faixa, o que traria melhorias no trânsito, segurança aos usuários e ainda diminuiria o tempo de viagem entre os destinos.

Por fim, o prefeito lembrou de uma importante obra para diminuir os riscos de alagamentos e enchentes em Brusque, a barragem de Botuverá. Com sua execução, toda a região seria beneficiada em períodos de grandes precipitações pluviométricas acumulando a água do rio Itajaí-mirim, servindo ainda como reserva do manancial para períodos de estiagem. “Esta é uma execução com recursos federais, e esperamos que o Estado possa ajudar pleitear essa intervenção perante o governo brasileiro”.

Posse do novo presidente da Assembleia

Antes do compromisso com o governador Carlos Moisés, o prefeito participou da solenidade de posse do novo presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC). O deputado Mauro de Nadal foi eleito com 38 votos (entre 40 possíveis) para comandar a ALESC no biênio 2021-2023. Ari Vequi lembrou da amizade que nutre com o parlamentar e espera contar com o apoio da casa na busca de recursos, emendas e outros projetos de interesse local e regional.