Prefeito Ari Vequi e o secretário de Saúde, participam da inauguração da UTI neonatal do hospital Azambuja

Cerimônia foi realizada na manhã desta terça-feira (28), com a presença de autoridades

28 de junho de 2022

Na manhã desta terça-feira (28), ocorreu no hospital Azambuja a inauguração dos 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e dois leitos de UTI pediátrica na instituição. O prefeito Ari Vequi e o secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza estiveram na cerimônia, que também contou com a presença de autoridades, empresários e funcionários do hospital. Os novos leitos estão no mesmo andar da UTI Geral.

Ari destacou a importância dessa conquista para o município. “Temos 120 mil pessoas que são atendidas pelo SUS e cada vez mais estamos buscando melhorar. A vinda da UTI neonatal é a realização de um sonho e mais uma conquista. Sofríamos vendo as mães, os bebês sendo separados após o nascimento para serem encaminhados para outros hospitais, ou até mesmo as mães pós-parto também passando por essa situação e graças ao esforço de todos conseguimos trazer esse serviço para Brusque”. Ari completa que as atenções se voltam agora para o credenciamento junto ao Ministério da Saúde desses leitos.

A UTI Neonatal atenderá recém-nascidos e bebês até seis meses, que necessitarem de cuidados intensivos. Já os leitos pediátricos atenderão pacientes de seis meses a 14 anos. O hospital contará com uma equipe especializada para coordenar a UTI Neonatal e diversos profissionais, entre médicos, equipe de enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista e equipe de apoio.

O secretário de Saúde do Estado, Aldo Baptista Neto, esteve presente na cerimônia e destacou a nova realidade pós pandemia. “A saúde é uma das causas mais nobres. Estamos focados em levar mais serviço com qualidade para a população. Parabéns aos que se debruçaram sobre essa causa. Vivemos uma nova realidade após esse período de pandemia e a necessidade por esse serviço aumentou e com a parceria do hospital Azambuja pudemos ampliar esse serviço no Estado”.

O secretário, Osvaldo, disse ser um dia feliz para a cidade. “Precisamos comemorar as conquistas, era uma demanda que tínhamos e felizmente agora virou realidade. Teremos equipamentos de ponta para atender os recém-nascidos, vamos salvar vidas, mães, que precisavam ser transferidas em trabalho de parto, ter o bebê e com dores e desconforto voltar. Em nome dessas pessoas eu gostaria de agradecer a todos que estiveram envolvidos nesse ato”.

De acordo com o gestor do Hospital Azambuja, Gilberto Bastiani, a UTI foi inaugurada em tempo recorde. “É uma satisfação oferecer esse espaço novo, recebemos essa missão a mais ou menos 30 dias atrás, colocando à disposição os leitos. Tínhamos todos os equipamentos, adquiridos por meio de uma emenda parlamentar no valor de R$ 2,7 milhões, encaminhada pelo ex-deputado estadual e médico Serafim Venzon e hoje concluímos com a inauguração. Estamos muito felizes”.

Os leitos possuem respiradores, monitores, incubadoras, ultrassom e raio-x portáteis, entre outros, todos de alta tecnologia.